A higiene nasal deve ser feita com maior frequência em áreas de muita poluição?


  • +A
  • -A
Imagem do post A higiene nasal deve ser feita com maior frequência em áreas de muita poluição?

Pessoas que vivem em áreas muito poluídas devem realizar a higiene nasal com maior frequência, pois as partículas estranhas que entram nas vias aéreas comprometem essas estruturas, aumentando o risco de alergias e infecções. A simples limpeza do nariz ajuda a evitar que essas complicações decorrentes da poluição ocorram.

“A poluição do ar compromete as vias aéreas pois as sujidades podem lesionar a mucosa das vias aéreas superiores e inferiores, favorecendo a manifestação de alergias respiratórias e infecções. Na somatória dos anos, frente ao contato com a poluição, isso pode ser um fator acelerador de doenças crônicas sistêmicas e malignas”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.

Poluição excessiva ultrapassa capacidade de filtração do nariz


O nariz é um excelente filtro, capaz de reter praticamente todas as partículas grandes que compõem a fumaça e em outros gases. Ou seja, em locais com nível controlado de poluição
a função protetora do nariz ocorre de maneira adequada. Porém, em cidades muito poluídas essa capacidade de filtrar é superada, o que permite a entrada de partículas indesejadas.

O contato dos poluentes com as vias aéreas gera irritação e inchaço das mesmas, o que dificulta o fluxo de ar. Portanto, poluição também pode deixar o nariz entupido. Como o contato com os poluentes é inevitável, as pessoas que vivem em locais com muita poluição correm o risco de terem dificuldade constante para respirar.

Benefícios da higiene nasal para o nariz


Segundo o especialista,
a higiene nasal com soluções salinas propicia a limpeza da mucosa, a fluidificação de secreções e o melhor funcionamento dos ciclos das células da mucosa nasal, estas que fazem a varredura das partículas estranhas. “Evita-se, assim, além de alergias e infecções, o ressecamento, e epistaxes (sangramento nasal)”.

Dr. Rodrigo Pozzi Beilke é otorrinolaringologista formado em medicina pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com especialidade em otorrinolaringologia pelo Instituto Felippu de Otorrinolaringologia (SP). É titulado pela Associação Médica Brasileira (AMB). CRM-RS: 31.455 –  Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A higiene nasal deve ser feita com maior frequência em áreas de muita poluição?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.