Exercícios internos ou externos: quais são os mais indicados para quem tem asma?


  • +A
  • -A
Imagem do post Exercícios internos ou externos: quais são os mais indicados para quem tem asma?

A asma é uma doença crônica que gera falta de ar, tosse e chiado no peito dos pacientes, o que é resultado da inflamação dos brônquios. Para amenizar esses sintomas, os médicos recomendam a realização de exercícios físicos com regularidade. Mas, comparando atividades internas e externas: será que existe um grupo mais indicado para asmáticos?

Atividade física faz parte de tratamento da asma


“Estudos demonstraram que os exercícios em ambientes internos são benéficos para o controle da asma, como natação em piscina aquecida. Eles foram desenhados em países em que o ambiente externo é crítico no inverno, com temperaturas negativas. Mas isso não tem validade para o inverno do Brasil”, afirma o pneumologista Ramiro Sienra.

A estação fria ainda é a mais preocupante para pacientes asmáticos. No entanto, o frio brasileiro não impede que os exercícios físicos sejam feitos ao ar livre. Os benefícios são muitos: “A prática de atividades físicas é aconselhada para todos os asmáticos, uma vez que os estudos comprovaram que ela diminui o risco de crises de asma, aumenta o controle da doença e melhora a sensação de falta de ar”, diz o médico.

Exercícios internos ou externos? O mais importante é não ter contato com alérgeno


O mais importante, de acordo com Dr. Ramiro, é se certificar de que a modalidade escolhida não irá expor o paciente asmático ao alérgeno que desencadeia suas crises. “Exemplos para serem evitados: criança com alergia a ácaro e fazer judô ou caratê em tatames mofados, fazer corridas em esteira dentro de
ambiente com ar-condicionado sem limpeza de filtro e praticar natação tendo alergia ao cloro da piscina”, cita o especialista.

O yoga é uma atividade física que ajuda a melhorar a respiração. Com suas técnicas, o paciente aprende a controlá-la e se torna mais calmo para enfrentar uma crise, saindo dela com mais facilidade. Independentemente da escolha, é necessário que as atividades durem mais de 30 minutos e sejam feitas pelo menos quatro vezes por semana.

Dr. Ramiro Sienra é pneumologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 139797

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Exercícios internos ou externos: quais são os mais indicados para quem tem asma?"

Suerda

Olá, eu sou asmática alérgica e convivo com o meu marido que é fumante, porém eu tenho muitas alergias respiratórias e gostaria muito de ter uma vida mais saudável sem depender muito de remédios, o que eu faço?

Cuidados Pela Vida

Oi Suerda, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/emagrecimento/esportes-indicados-sedentarios-vida-saudavel
Abraços.

Euripedes

Excelente conteúdo! Obrigado pelos esclarecimentos!

Aparecido

Tenho fibrose tenho tratamento com alenia e aerolin quanfo vou buscar na farmácia sempre me falam vc tem asma. E a mesma coisa fibrose e asma

Roberto Fernandes

Tenho DPOC, dentre os exercicios indicados quais seriam os melhores.

Heinrich Becker

Eu tenho DPOC 4ª grau, por gentileza, eu posso treinar em academia

Jailton

Bom dia, quando começo a correr sinto chiado mas continuo até aguentar aí cominho um pouco e some então volto a correr, mas sem esforço físico não sinto nada teria algum remédio q poderia inalar antes da corrida?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.