Exercícios internos ou externos: quais são os mais indicados para quem tem asma?


  • +A
  • -A

A asma é uma doença crônica que gera falta de ar, tosse e chiado no peito dos pacientes, o que é resultado da inflamação dos brônquios. Para amenizar esses sintomas, os médicos recomendam a realização de exercícios físicos com regularidade. Mas, comparando atividades internas e externas: será que existe um grupo mais indicado para asmáticos?

Atividade física faz parte de tratamento da asma


“Estudos demonstraram que os exercícios em ambientes internos são benéficos para o controle da asma, como natação em piscina aquecida. Eles foram desenhados em países em que o ambiente externo é crítico no inverno, com temperaturas negativas. Mas isso não tem validade para o inverno do Brasil”, afirma o pneumologista Ramiro Sienra.

A estação fria ainda é a mais preocupante para pacientes asmáticos. No entanto, o frio brasileiro não impede que os exercícios físicos sejam feitos ao ar livre. Os benefícios são muitos: “A prática de atividades físicas é aconselhada para todos os asmáticos, uma vez que os estudos comprovaram que ela diminui o risco de crises de asma, aumenta o controle da doença e melhora a sensação de falta de ar”, diz o médico.

Exercícios internos ou externos? O mais importante é não ter contato com alérgeno


O mais importante, de acordo com Dr. Ramiro, é se certificar de que a modalidade escolhida não irá expor o paciente asmático ao alérgeno que desencadeia suas crises. “Exemplos para serem evitados: criança com alergia a ácaro e fazer judô ou caratê em tatames mofados, fazer corridas em esteira dentro de
ambiente com ar-condicionado sem limpeza de filtro e praticar natação tendo alergia ao cloro da piscina”, cita o especialista.

O yoga é uma atividade física que ajuda a melhorar a respiração. Com suas técnicas, o paciente aprende a controlá-la e se torna mais calmo para enfrentar uma crise, saindo dela com mais facilidade. Independentemente da escolha, é necessário que as atividades durem mais de 30 minutos e sejam feitas pelo menos quatro vezes por semana.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ramiro Sienra

Dr. Ramiro Sienra

Pneumologia

CRM: 139797 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

23 comentários para "Exercícios internos ou externos: quais são os mais indicados para quem tem asma?"

Suerda

Olá, eu sou asmática alérgica e convivo com o meu marido que é fumante, porém eu tenho muitas alergias respiratórias e gostaria muito de ter uma vida mais saudável sem depender muito de remédios, o que eu faço?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Suerda, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/emagrecimento/esportes-indicados-sedentarios-vida-saudavel
Abraços.

Euripedes

Excelente conteúdo! Obrigado pelos esclarecimentos!

Aparecido

Tenho fibrose tenho tratamento com alenia e aerolin quanfo vou buscar na farmácia sempre me falam vc tem asma. E a mesma coisa fibrose e asma

Roberto Fernandes

Tenho DPOC, dentre os exercicios indicados quais seriam os melhores.

Heinrich Becker

Eu tenho DPOC 4ª grau, por gentileza, eu posso treinar em academia

Jailton

Bom dia, quando começo a correr sinto chiado mas continuo até aguentar aí cominho um pouco e some então volto a correr, mas sem esforço físico não sinto nada teria algum remédio q poderia inalar antes da corrida?

Ednaldo

Tenho asma, uso alenia sem ser natação qual outro tipo de exercício posso fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ednaldo, não há duvidas de que o exercício físico é benéfico para nosso corpo, para uma pessoa asmática poder iniciar qualquer atividade é necessário sempre uma consulta com o pneumologista para que ele possa indicar um exercício adequado para você, sem que essa atividade não produza novas crises. Até logo.

IVO MÁRIO SGANZERLA

SOU ASMÁTICO HÁ MAIS DE 30 ANOS, MAS ATÉ AGORA NÃO ENCONTREI NENHUM MEDICAMENTO QUE ALIVIASSE 90% DAS CRISES MAIS FORTES. INTERESSANTES INFORMAÇÕES. TENHO 78 ANOS, GOSTARIA DE SABER QUAIS OS MELHORES EXERCÍCIOS POSSO FAZER EM ACADEMIAS-OBRIGADO

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ivo, informe ao seu pneumologista sobre os medicamentos que não estão surtindo efeito para que ele possa administrar um novo medicamento ou indicar um tratamento alternativo. Também é necessário que o profissional realize a indicação de exercícios adequados para você, evitando assim novas crises ou até mesmo a piora do quadro clinico. Até a próxima.

Carlos Frederico

Oi pessoal, no mês passado meu médico trocou o aerolyn spray pelo medicamento ALENIA. Tenho me sentido muito melhor que o aerolyn e foi constatado sua eficiência imediatamente, mas tenho uma dúvida: Tenho observado mais presença de mucosa e não sei se é consequência do ALENIA! Tenho tido pigarro constantemente, daqueles que ficam preso na garganta e tenho que fazer um bom esforço pra sair. OBS. Eu era fumante consumindo 1 maço por dia, durante 40 anos. Parei no final de JULHO de 2018. OBS eu já tinha pigarro, mas acho que intensificou.OBS. Á dosagem que ele passou foi: Uma dose pela manhã e outra á noite.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carlos, é sempre muito importante seguir a prescrição médica realizando o consumo do medicamento conforme prescrito. Importante também você informar seu pneumologista sobre esses eventos, para que seja realizado exames e constatar a causa da presença constante da mucosa e o pigarro. Temos mais uma matéria que pode te ajudar com novas informações, confira no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/catarro-preso-na-garganta

Viviane

Ivo Mário ! Vc já tomou o medicamento Alenia ? Foi o único que resolveu o caso do meu marido,crises de asma nele agora são raríssimas ,Converse com seu pneumologista !!

Sandra

Peço por favor q não me mande mas e-mail. Meu pai tinha asma, faleceu

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sandra. Sentimos muito pela perda! Não localizamos seu email no nosso sistema. Por gentileza, entre em contato através do email: contato@cuidadospelavida.com.br para que haja alteração dos dados cadastrados. Até logo!

Joana

Eu tenho asma uso fluir de 12 e oximax 400 o único que resolve p.mim

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Joana, o mais importante é sempre seguir a prescrição médica para que o tratamento possa minimizar os sintomas da doença, melhorando sua qualidade de vida. Abraços.

Jailma

Olá sou asmática e atualmente eu faço 01 hora de caminhada, natação não dá por que sou alérgica ao cloro, só queria saber se posso praticar corrida também, ou isso pode forçar muito o pulmão??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jailma, antes de iniciar qualquer nova atividade física é muito importante que você informe ao seu pneumologista para que diante de uma consulta presencial informar e orientar as atividades mais adequadas para você. Abraços.

joao procopio

posso fazer may tay isso me tira o estresse o que me provocou isso

CUIDADOS PELA VIDA

Olá João, conforme informado na matéria estudos demonstraram que os exercícios em ambientes internos são benéficos para o controle da asma. Porém antes de iniciar qualquer nova atividade consulte seu pneumologista para que ele possa indicar as práticas mais adequadas para você. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.