Ouvir música pode ajudar a controlar picos de ansiedade no dia a dia?

  • +A
  • -A

Em níveis exagerados, a ansiedade é considerada patológica e pode prejudicar a saúde de qualquer pessoa. Os diferentes quadros de ansiedade devem ser acompanhados por um especialista, que indicará as melhores formas de tratamento, o que pode incluir o simples hábito de ouvir música, uma prática que pode ajudar a controlar picos de ansiedade no dia a dia.

Ouvir música reduz estresse e tensão muscular


“Os estudos mostram que a musicoterapia pode contribuir, em várias condições, para promover a saúde mental e aliviar algumas patologias mentais, como em transtornos de ansiedade, em crianças e adolescentes com dificuldade de desenvolvimento e aprendizagem, problemas de abuso de substâncias e mal de Alzheimer”, afirma a psiquiatra Ana Paula Bechara Marquezini Gazolla.

Para os casos de transtornos de ansiedade, a música pode ajudar a reduzir o estresse e a promover uma sensação de bem-estar, graças à liberação da endorfina, um neurotransmissor capaz de melhorar o humor e de auxiliar no controle da dor. As técnicas utilizadas pela musicoterapia também colaboram para relaxar o corpo, prevenindo a tensão muscular, um dos sintomas causados pela ansiedade.

No tratamento da ansiedade, música deve ser associada ao uso de medicações


A música também pode se tornar um aliado na luta contra a
insônia, outro sintoma dos transtornos de ansiedade. “O som pode contribuir para o relaxamento e induzir emoções positivas, facilitando a chegada do sono, mas depende do estilo da música. A recomendação é ouvir música calma e suave, que ajuda a relaxar e embalar o sono”, diz o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura.

No entanto, ouvir música não deve ser a única medida para tratar a ansiedade. “Nos casos de ansiedade moderada e grave, o tratamento medicamentoso deve estar sempre associado. A musicoterapia seria um adjuvante, fazendo parte da terapia não medicamentosa”, explica Ana Paula. O uso de remédios, a psicoterapia e técnicas de meditação devem ser considerados pelo médico e pelo paciente.

Dra. Ana Paula Bechara Marquezini Gazolla é psiquiatra com residência médica pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (MG). CRM-SP: 165290

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Shigueo Yonekura

Dr. Shigueo Yonekura

Neurologia

CRM: 44519 / SP

Dra. Ana Paula Bechara

Dra. Ana Paula Bechara

Psiquiatria

CRM: 165290 / SP

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Ouvir música pode ajudar a controlar picos de ansiedade no dia a dia?"

Zilda

Fiz tratamento com clorazepan e sertralina,mais de nove anos,devido a uma depressão …o tempo foi passando e os efeitos colaterais estavam muito ruins…Ahhh esqueci de falar que meu marido também fazia uso dos mesmos remédio por orientação médico…e devidos a esses sintomas e efeitos colaterais,depois que nós dois nós aposentamos resolvemos desmamar essas drogas…e assim o fizemos … já estamos a mais de um ano sem sentirmos nada …a não ser meu marido que toma um comprimido para infusão do sono.Eu no entanto com essa pandemia, distanciamento ,sem ter as pessoas que amo perto de nós….foram aparecerendo dores fortes no estômago,bem embaixo da costela direita…tomei Buscopan composto e simeticonaa,agora me pego com fôlego curto um aperto no peito , pés gelados crise essas que me fez lembrar de quando eu descobri as altas crises de ansiedade e de Pânico…e não sei o que fazer. Nessa época que nós orientao a ficar fora de hospitais devido ao contágio do covid 19 …como posso agir,o que poço fazer para minha pressão não aumentar? Essas. Palpitação, fraqueza…estou com medo de expor a mim e a meu marido que é do grupo de risco.peco ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Zilda. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Thelma Christina Botas sanyos

Boa noite, estou tendo picos de pressão vai. 15 depois desce.estou com medo de ir ao medico, estou tomando atenolol de 25 pela manhã e pela noite, e omo também ruvostatina de 10.Estava com ansiedade e antes de e sentir mal estaa tomando passiflorine, marquei cardiologista mas estou com medo de ir por causa da Pandemia.Não sei o que fazer para baixar minha pressão.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.