Ansiedade e sono: Quem sofre com a doença tem mais dificuldade para dormir?

  • +A
  • -A

Durante uma avaliação psiquiátrica, é importante diferenciar os níveis normais de ansiedade das patologias chamadas de transtornos de ansiedade. Uma pessoa pode ficar ansiosa por alguns dias devido a um acontecimento pontual, como uma prova ou entrevista de emprego, o que não requer tratamento médico. No entanto, se o quadro permanecer por semanas ou meses, sem razão externa aparente, é importante buscar ajuda médica a fim de evitar prejuízos à saúde, como dificuldades graves para dormir.

Ansiedade pode fazer paciente acordar no meio da noite


“Pacientes com transtornos de ansiedade podem ter perturbações do sono, como dificuldade para começar a dormir, despertares ao longo da noite e sono não reparador”, afirma a psiquiatra Érika Mendonça de Morais. A falta de descanso adequado pode
causar irritabilidade, cansaço e trazer prejuízos para a produtividade no trabalho e nos estudos.

Estas alterações do sono fazem parte dos critérios utilizados para diagnosticar um quadro de transtorno de ansiedade. Médicos e pesquisadores acreditam que as mudanças estão relacionadas às alterações neuroquímicas causadas pelo próprio distúrbio, mas a questão ainda não está totalmente esclarecidas.

Tratamento da ansiedade ajuda a dormir melhor


“Quando se trata de ansiedade patológica, usamos medicamentos para o quadro geral de ansiedade que também tendem a melhorar os sintomas globais de ansiedade, incluindo as alterações de sono”, aponta a profissional. Em alguns casos, podem ser utilizadas medicações mais específicas para o sono. No entanto, o médico deve avaliar a necessidade individual do paciente, já que quadros mais leves podem ser enfrentados com outras abordagens, incluindo terapia,
técnicas de relaxamento e fitoterápicos.

Algumas atitudes do dia a dia podem ajudar uma pessoa ansiosa a dormir melhor. “Ter uma boa higiene do sono, o que significa dormir em um local calmo, ter horários não muito variáveis para as horas de acordar e dormir, evitar substâncias estimulantes, como cafeína, por exemplo, à noite”, completa a médica.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Érika Mendonça de Morais

Dra. Érika Mendonça de Morais

Psiquiatria

CRM: 124933 / SP

TAGS
ansiedade
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

26 comentários para "Ansiedade e sono: Quem sofre com a doença tem mais dificuldade para dormir?"

Ellen

Gosto muito de saber sobre o assunto ANSIEDADE,Acho que tenho isso desde de sempre, tenho muita dificuldade em dormir,fico pensando o tempo todo se as coisa vão dar certo,enfim eu não queria ser assim.

Sheila Dayanna

Tô sofrendo com sintomas de ansiedade e não consigo dormir uma noite inteira, o que devo fazer ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sheila, para controlar esse sintoma, é necessário que o paciente se engaje em um tratamento contra a ansiedade. O Dr. Shigueo Yonekura também orienta: “Se não conseguir dormir em 20 ou 30 minutos, o ideal é não ficar na cama olhando para o relógio. Recomendamos que leia um livro ou ouça uma música relaxante, mas evite o brilho da tela da televisão ou do computador, porque pode estimular o cérebro e mantê-lo acordado”. Abraços.

Mayla

Tenho Síndrome do Pânico. Demoro a pegar no sono e acordo uns 30minutos após ter adormecido, acordo com a pressão em torno de 16 x 12, batimentos acima de 100 e falta de ar. Acontece muito de quando eu acordar eu já levantei e estou debruçada na janela tentando respirar !É desesperador.

Marcelo machado

Eu durmo apenas 4 hrs por noite se deito as 22 00 acordo as 400 apenas 6 hrs e normal isso

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marcelo. Os adultos representam a faixa etária que mais deve permanecer fiel à regra das oito horas de sono. “De maneira geral, boa parte da população adulta precisa de 7 a 9h diárias de sono. No entanto, se dormir durante 6 horas e acordar disposto no dia seguinte, significa que houve um sono reparador”, afirma Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em Medicina do Sono Dr. Shigueo Yonekura. Você deve verificar se esta quantidade de horas dormidas lhe proporcionam um sono reparador e conversar com um especialista caso não seja, para verificar se existe algum problema. Nesta matéria o assunto é abordado com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dormir-bem/dormir-bem-quantas-horas-de-sono-idade. Abraços.

Eduardo Andrade

Ultimamente quando estou entrando no sono eu acordo com uma sensação estranha como meus braços e pernas estivessem travados ou adormecido … Sinto uma pressão na cabeça estranha não tenho nem como explicar direito isso ….. É horrível

Edson

Pego no sono e após uns 40 minutos acordo apavorado , com mal estar sem sentido lógico !! Após isso demoro muito para dormir é como um susto na troca do sono leve para o sono profundo !

Julia

Eu as vezes não consigo dormir muito, durmo as vezes as 22 e acordo as 3 e durmo novamente e em seguida acordo as 6 e em diante, mais o problema e que quando eu vejo q começo a não dormir já começo a chorar mais não e por mim, é impulso , ansiedade?

Andressa

Nesse exato momento estou tendo uma crise de ansiedade é horrivel eu acordei com o coração muito acelerado parece que vou morrer da um nor na garganta fico enjoada dar tudo é muito desesperador e estranho não aguento mais sentir isso😢

Paulo Cesar silva

Não consigo dormir direito hora nenhuma , nem a noite nem de dia.Sinto uma angústia , uma pressão no peito , um nó na garganta , meu cérebro parece que não desliga , acordo depois de 3 horas , custo a dormir de novo e o sono não é reparador , horrível , fico mal o dia inteiro , não sinto bem estar .

Rogério Vieira

Andressa minha irmã eu tbem tenho isto td e mais não durmo as vezes aperto na garganta agora mesmo não dormir até agora tenho que está no serviço 4.20 cabeça pesada parece tem uma coisa apertando realmente é um sofrimento mas lembrando e muitas pessoas sofre desta praga de ansiedade que causa medo pânico só pensa coisas horríveis bom dia

Sofia

Não estou conseguindo dormir direito,acordo diariamente,é como se meu cérebro não podesse descansar .

Jociane brito

Tenho transtorno de ansiedade generalizada e comum acorda de madrugada com os pés gelados e suas e coração acelerado?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jociane. Alguns especialistas comentam que a Ansiedade Generalizada afeta a qualidade do sono e o dia a dia do paciente com o transtorno, pode apresentar dificuldade em adormecer ou pesadelos por exemplo, também é comum: Preocupação excessiva, boca seca, dor de cabeça, falta de ar, náusea, palpitações, repetição incessante de pensamentos ou tremedeira. Portanto, o tratamento adequado é essencial para que o paciente consiga controlar os sintomas e levar uma vida com qualidade. Recomendamos a leitura desta matéria para mais informações:https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/transtorno-de-ansiedade-generalizada-afetar-dia-a-dia. Estimamos sua melhora.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.