Ansiedade pode atrapalhar o tratamento para emagrecer?


  • +A
  • -A
Imagem do post Ansiedade pode atrapalhar o tratamento para emagrecer?

Pessoas com sobrepeso que fazem tratamento para emagrecer e que também sofrem com ansiedade encontram maior dificuldade para perder peso. Isso ocorre pois este problema de caráter emocional/psicológico faz com que o paciente use a comida como válvula de escape para se sentir bem, mais calmo e relaxado.

Tratamento ajuda a evitar o desconto da ansiedade na hora de comer


A ansiedade é um transtorno comum e que impede bons resultados em termos de emagrecimento, principalmente no longo prazo. É importante que o indivíduo tenha consciência do transtorno e queira tratá-lo. Sendo assim, é essencial buscar por um profissional capacitado que ajude a diminuir os riscos de se descontar a ansiedade na comida”, orienta a nutricionista Carla Cotta.

Normalmente os pacientes ansiosos se alimentam com pressa, enxergam a comida apenas como um alento emocional, sem o propósito fundamental de nutrir, e se satisfazem com o efeito obtido imediatamente. Porém, este efeito é momentâneo acaba gerando um ciclo vicioso ruim para a saúde. “A ansiedade gera vontade de comer e traz calma e alento pouco duradouros que quando passa faz o paciente recomeçar o ciclo”, alerta.

Meditação e yoga são opções contra a compulsão alimentar


Para evitar que a ansiedade atrapalhe o emagrecimento, o primeiro passo é, obviamente, buscar tratamento para o transtorno, procurando um profissional que prescreva maneiras que ajudem a controlar a ansiedade e a
urgência de comer compulsivamente. “Parte fundamental do processo é mudar o foco, ou seja, deixar de ter na comida a solução para amenizar a ansiedade. Esse efeito psicológico da recompensa deve ser combatido”, afirma Carla.

Além do tratamento com remédios, que muitas vezes é indicado em casos de ansiedade, algumas atividades rotineiras podem ajudar a equilibrar a ansiedade e a relação compulsiva com a comida. “Meditação, yoga e exercícios que aliam os benefícios da respiração correta e o bem-estar gerados durante a prática em si podem ser alavancas para o sucesso do tratamento para a ansiedade”, exemplifica a profissional.

Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
ansiedade
emagrecer
obesidade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Ansiedade pode atrapalhar o tratamento para emagrecer?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.