O aumento dos níveis de ansiedade é um problema de saúde que deve ser tratado com a ajuda de um psiquiatra. Existem, na verdade, diversos transtornos psiquiátricos, chamados de distúrbios de ansiedade, que se caracterizam por esse exagero da ansiedade, que pode gerar também, entre outros sintomas, uma piora na capacidade de concentração.
Diminuição da concentração é um dos sintomas dos transtornos de ansiedade
“A falta de concentração é um dos critérios diagnósticos do transtorno de ansiedade generalizada, assim como preocupação excessiva, irritabilidade, alteração de sono e inquietação”, informa a psiquiatra Paula Alves. O indivíduo se preocupa demais com seus problemas e, muitas vezes, apresenta sintomas físicos, como tremedeiras e tensão muscular.
Com tanta informação circulando na mente, é difícil para o paciente ansioso deixar as preocupações de lado e se concentrar em apenas uma atividade. Eventos de grande impacto, como perda de emprego, morte na família e divórcio, associados à ansiedade, também podem atrapalhar a capacidade de concentração e devem ser analisados por um médico.
Falta de concentração atrapalha no rendimento no trabalho
A dificuldade de concentração pode ser percebida por amigos, familiares e colegas de estudo e trabalho, já que o organismo dá alguns sinais. “O indivíduo pode apresentar queda no rendimento no trabalho ou na escola, dificuldade de concluir tarefas e sensações de ‘branco na mente'”, alerta a especialista.
A melhor forma de tratar a dificuldade de se concentrar é procurar o auxílio de um psiquiatra. “Com o tratamento correto e controle dos sintomas, espera-se uma consequente melhora da concentração”, afirma Paula. O tratamento da ansiedade é feito com psicoterapia e uso de medicações, mas hábitos saudáveis, como prática de yoga e exercícios físicos, também são importantes.
Dra. Paula Alves é psiquiatra, formada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-98519-8
Foto: Shutterstock