Todo ser humano se sente ansioso em algum momento da vida, seja numa entrevista de emprego, num encontro amoroso ou antes de rever um familiar. A ansiedade é uma espécie de reação do organismo diante dessas situações capazes de causar felicidade, insegurança, nervosismo e medo.
A reação do corpo diante da ansiedade
Num episódio de ansiedade leve ou moderada é difícil manter a concentração e isso tem a ver com a grande descarga de adrenalina que percorre o corpo quando o indivíduo está ansioso. “Nosso alerta cerebral fica direcionado para os sintomas e sinais do quadro de ansiedade, reduzindo a atenção necessária para a realização de outras atividades”, explica a psiquiatra Monica Zilberman.
Realizar uma tarefa mais complexa, que demanda foco e análises, como estudar, se torna mais difícil durante um episódio de ansiedade. Além da falta de concentração, a ansiedade provoca outros efeitos, como taquicardia, sudorese, dores de cabeça, dificuldade de respirar e aumento da pressão arterial.
Como controlar os níveis de ansiedade
Para manter o foco em determinada atividade, é fundamental manter a ansiedade sob controle. Isso pode ser feito protegendo o corpo contra o estresse constante. É importante evitar o consumo de álcool e tabaco, dormir bem, alimentar-se de forma saudável e praticar atividades físicas regularmente.
Se essas atitudes não forem suficientes, Monica aconselha buscar o auxílio de um especialista para o tratamento adequado. “Em casos mais intensos, recomenda-se uma combinação de psicoterapia com o aprendizado de estratégias de controle com a associação de medicações”, afirma a psiquiatra.
Dra. Monica Zilberman é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 72538