Queimadura de sol: o que fazer para aliviar a dor na pele após a praia?


  • +A
  • -A

A exposição desprotegida aos raios ultravioleta resulta muitas vezes na queimadura solar, a qual vem acompanhada de sintomas e sinais como ardência, dor e vermelhidão. Para aliviar todos esses incômodos e prevenir sua ocorrência, é importante seguir alguns cuidados. Vale destacar que a queimadura pode ocorrer mesmo em dias nublados!

Tratamento para dor e demais sintomas da queimadura solar


“O tratamento para aliviar os sintomas da queimadura de sol consiste, dependendo da gravidade, na aplicação de géis à base de aloe vera, vitamina E, calêndula ou outros calmantes; uso de corticoides tópicos; compressas e duchas frias; uso de anti-inflamatórios; ingestão de bastante água; uso de hidratantes e evitar nova exposição solar”, aponta a dermatologista Daniela Aidar.

Segundo a especialista, a queimadura solar leve, com pouca vermelhidão e dor, pode ser tratada em casa com medidas sintomáticas. Caso o quadro venha acompanhado de dor severa, bolhas, febre, mal-estar, calafrios, vômitos, confusão mental, visão turva ou desmaios, é necessário procurar um médico de emergência para o tratamento mais adequado.

Prevenção da queimadura solar


A médica explica que tanto a queimadura quanto a dor (além do câncer de pele) podem ser prevenidos através da aplicação de filtro solar, 20 minutos antes da exposição. “O fator mínimo de aplicação é 30, porém pessoas muito claras ou com
histórico de queimadura solar anterior ou câncer de pele, devem usar fator de proteção maior”.

Todo protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas e também após sudorese ou após entrar na água (mesmo no caso dos produtos resistentes à água, segundo a embalagem). “Outro ponto importante é evitar o sol das 10 às 16h. Caso não seja possível, procure sombra, utilize chapéus e roupas com proteção UV, óculos escuros (a exposição solar também provoca catarata) e protetores labiais”.

Dra. Daniela Aidar é dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Queimadura de sol: o que fazer para aliviar a dor na pele após a praia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.