Qual a rotina de cuidados específicos para peles sensíveis?

  • +A
  • -A

A rotina de skincare para peles sensíveis é a mesma indicada para outros tipos de pele. A diferença está nos produtos utilizados. Indivíduos com pele sensível ou sensibilizada precisam usar dermocosméticos específicos para esse tipo de pele, pois as opções normais podem provocar reações incômodas. Ou seja, as versões adequadas para pele sensível contam com menos substâncias abrasivas e irritantes. 

Pontos fundamentais da rotina de cuidados


“A rotina de
cuidados com uma pele sensível deve ser praticamente igual à de uma pele normal. Porém, é preciso ter atenção com os ativos dos produtos. A higiene, por exemplo, deve ser feita com sabonete especial para pele sensível. Uso de vitamina C e outros antioxidantes, como vitamina E e ácido ferúlico, além de uso de protetor solar para pele sensível são outras indicações importantes”, informa a dermatologista Cinthya Basaglia.

Ainda segundo a especialista, o uso de água termal pode ajudar a acalmar a pele durante o dia. À noite, deve ser feita novamente a higiene. O uso de água micelar para peles sensíveis e de ácido hialurônico também é indicado nesse contexto. “Deve-se evitar o uso excessivo, por exemplo, de ácidos mais fortes, como o retinóico. Contudo, peles sensíveis toleram muitas vezes os derivados deste ácido (retinóides), os quais alcançam excelentes resultados”, complementa a médica.

Principais produtos para cuidar de peles sensíveis


Existem hoje no mercado opções de diversos tipos de dermocosméticos em versões específicas para peles sensíveis. Isso engloba cremes,
gel de limpeza, balm suavizante, reparador para os lábios, sabonete e solução micelar, dentre outros. Ou seja, o indivíduo com pele sensível ou sensibilizada não precisa se sentir desamparado. Pode ter uma rotina de skincare sem riscos de reações e eficaz.

Vale ressaltar que esses produtos contam com a presença de ativos poderosos, capazes de hidratar, limpar e recuperar a barreira de proteção da pele. Isso é feito de forma delicada e eficiente, fortalecendo e respeitando a integridade da pele. Dessa forma, é possível controlar os principais sintomas das peles sensíveis, que são a vermelhidão, ardência, descamação e ressecamento.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cinthya Basaglia

Dra. Cinthya Basaglia

Dermatologia

CRM: 52876747 / RJ

TAGS
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual a rotina de cuidados específicos para peles sensíveis?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.