Pele sensível: por que a hidratação é tão importante?

  • +A
  • -A

Pessoas com a pele sensível sofrem mais que o normal com exposição aos mais diferentes fatores. Por isso, devem ter cuidados redobrados com a pele no dia a dia. Até mesmo os produtos utilizados na rotina de skincare devem ser escolhidos a dedo, com orientação médica, pois há muitas substâncias que irritam esse tipo de pele. Dentre todos os cuidados, a hidratação é um dos principais.  

Hidratação em casos de pele sensível


“Quem tem a pele sensível é mais suscetível à irritação, descamação e vermelhidão da pele. Por isso, a hidratação é tão importante. Os cremes hidratantes reforçam a barreira cutânea, minimizando a chance de alergias. É importante, ainda, usar os produtos adequados para pele sensível e evitar uso exagerado de substâncias”, explica a dermatologista Thuany Santos. 

Segundo a especialista, para quem tem a pele sensível, menos é mais. Apostar em diversos produtos, contendo várias substâncias, não é a melhor opção nesse caso. O ideal é investir no básico, seguindo sempre as orientações de um(a) médico(a) especialista. Este(a) indicará os dermocosméticos mais adequados, específicos para esse tipo de pele, levando em conta as características próprias de cada caso.

Quando a rotina de tratamento da pele sensível não é feita com a cautela necessária, a pessoa pode sofrer com algumas sensações incômodas. Dentre estas, destacam-se o ressecamento excessivo, irritação e agravamento das linhas de expressão. Vale ressaltar que o principal cuidado nesse contexto é evitar produtos com substâncias abrasivas, ou seja, que causam desgaste.

Principais ativos do hidratante


Mais especificamente, o tratamento medicamentoso para controle da sensibilidade na pele consiste no
uso de produtos com ativos importantes, como: ácido hialurônico e hibiscus, para hidratação, arnica e extrato de aveia, como calmantes, e bioecolia, para proteção da flora bacteriana. Com a aplicação de um gel creme, o paciente garante a recuperação da barreira cutânea e redução do desconforto.       

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thuany Santos

Dra. Thuany Santos

Dermatologia

CRM: 17979 / DF

TAGS
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Pele sensível: por que a hidratação é tão importante?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.