O pH natural da pele varia de pessoa para pessoa? Por que é importante mantê-lo?


  • +A
  • -A

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela serve como uma barreira para proteger o organismo de agressões e um dos fatores que contribuem para esse trabalho é o pH (potencial Hidrogeniônico), cuja escala vai de 0 a 14. O pH natural da pele pode variar de uma pessoa para outra, mas é importante mantê-lo sempre estável. Veja, abaixo, como isso é possível. 

pH natural da pele varia de acordo com o tipo de pele


“O pH natural da pele é ligeiramente ácido, entre 4,7 e 5,75”, afirma a dermatologista Marcela Benez. Para ser classificado como ácido, o pH deve ficar entre 0 e 6. Se o valor for 7, será considerado neutro, e se variar entre 8 e 14, será alcalino ou básico. 

“O pH da pele pode variar de acordo com a idade, sexo, alterações hormonais e devido a alguns agressores externos, como poluição, cosméticos, sabonetes, temperatura, umidade e medicamentos”, completa a especialista.

Além disso, a médica explica ainda que o valor do pH da pele pode mudar de uma área do corpo para outra e até de um tipo de pele para outro: “Peles mais oleosas têm PH mais ácido, enquanto peles mais ressecadas têm pH mais alcalino”.

Saiba o que acontece quando o pH da pele é alterado


Manter a estabilidade do pH natural da pele é muito importante porque diminui o risco de problemas, como dermatites, infecções e ressecamento. “Alterações no pH deixam a barreira cutânea mais vulnerável. Ela perde água, resseca com mais facilidade e tem sua flora bacteriana alterada, o que consequentemente pode afetar sua defesa natural”, alerta Dra. Marcela. 

Para que o pH natural da pele fique estável, é importante usar produtos apropriados, como hidratantes e sabonetes específicos, de acordo com o tipo de pele e com a área do corpo. A dermatologista recomenda dar preferência a sabonetes de banhos mais cremosos e com menos detergente e não usar sabonetes antibacterianos indiscriminadamente, que alteram a flora natural da pele. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O pH natural da pele varia de pessoa para pessoa? Por que é importante mantê-lo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.