search
    Título

    Por que usar sabonete comum na pele oleosa pode piorar o problema?

    Uncategorized

    Por

    A pele oleosa, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é aquela com uma aparência brilhosa e com maior tendência à acne e cravos por causa da produção excessiva de sebo. Quem procura ajuda para tratar esse tipo de pele ouve frequentemente dos médicos sobre a importância de usar sabonetes específicos para reduzir a oleosidade. O sabonete comum não é um deles. 

    Sabonete comum pode aumentar a oleosidade da pele


    De acordo com a dermatologista Juliana Fonte, sabonetes comuns, aqueles usados para lavar as mãos depois de ir ao banheiro, não devem ser usados na pele oleosa. “O sabonete comum pode piorar a oleosidade. Além disso, ele não remove adequadamente as impurezas da pele e pode dificultar a absorção de outros produtos”, alerta a profissional. 

    Para reduzir o sebo da pele oleosa, o ideal é recorrer a sabonetes de limpeza profunda que contêm ativos com ação adstringente, queratolítica e antimicrobiana, ajudando a fechar os poros e a combater bactérias e fungos. “A pele oleosa deve ser lavada duas vezes ao dia com esses sabonetes”, recomenda a especialista. 

    Quais os melhores produtos para pele oleosa?


    Além dos sabonetes, seu dermatologista pode indicar ainda outros produtos para tratar a pele oleosa, tornando o tratamento mais eficaz. Confira alguns exemplos dados pela Doutora Juliana: 

    – Hidratante, já que quando retiramos a oleosidade da pele com o sabonete é importante hidratá-la para evitar o efeito rebote;
    – adstringente ou tônico para auxiliar no controle da oleosidade;
    protetor solar com controle de oleosidade;
    – ácido com ação ceratolítica para ajudar na renovação da pele e fechar os poros;
    – cremes com ação antimicrobiana nos casos de pele oleosa com acne. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes