Quem tem o cabelo oleoso tem mais chance de desenvolver caspa?

  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a caspa é um dos principais sintomas da dermatite seborreica, doença que afeta as áreas do corpo em que há maior concentração de glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de óleo. Como exemplos, podem ser citados as orelhas, o nariz, as sobrancelhas e o couro cabeludo. Logo, quem tem cabelo oleoso tem mais chance de ter caspa. 

Qualidade do óleo no cabelo favorece surgimento da caspa


Segundo a dermatologista Elizabeth Senra, a oleosidade é o fator predisponente para a existência da
caspa no couro cabeludo. No entanto, a médica faz uma ressalva: “A caspa não está necessariamente associada a uma maior produção de sebo, mas sim a uma maior presença de glândulas sebáceas e a uma qualidade diferente de sebo, com mais ésteres de colesterol, triglicerídeos e parafinas”. 

A médica defende o controle da oleosidade do cabelo, já que diminuindo essa oleosidade, a prevenção à caspa fica mais fácil. “Devemos lembrar que tudo que estimula esse aumento de função da glândula sebácea deve ser evitado, como a água quente ao lavar os cabelos e dormir com cabelos molhados, o que aumenta a proliferação de fungos”, afirma a especialista.

Veja como é o tratamento da caspa e do cabelo oleoso


Para quem sofre com a oleosidade no cabelo e já tem caspa, existem outras medidas que podem ajudar, como cita Dra. Elizabeth: “Para aquelas pessoas que já têm cabelo oleoso, deve-se evitar pomadas capilares, cremes sem-enxágue e géis, justamente para não reter mais sebo e suor no local e não agravar ainda mais o quadro”.

Além disso, o tratamento da caspa envolve o uso de shampoos e loções com substâncias que controlam o sebo e que atuam contra fungos. Há ainda a recomendação de diminuir a ingestão de carboidratos com alto índice glicêmico, ou seja, aqueles que estimulam o pâncreas a produzir insulina em excesso e também IGF-1, que afetam a atuação das glândulas sebáceas.


Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Elizabeth Senra

Dra. Elizabeth Senra

Dermatologia

CRM: 114229 / SP

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quem tem o cabelo oleoso tem mais chance de desenvolver caspa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.