Dormir com o cabelo molhado pode favorecer a calvície?


  • +A
  • -A
Imagem do post Dormir com o cabelo molhado pode favorecer a calvície?

A calvície, também chamada de alopecia androgenética, é um problema causado por fatores genéticos. A queda de cabelo começa a se tornar mais intensa e, com o tempo, podem ser notados espaços com poucos fios de cabelo na cabeça, como as famosas entradas. No entanto, existem outros fatores que podem fazer o cabelo cair com mais rapidez. Um deles é se deitar com os cabelos úmidos ou molhados.

 

Acúmulo de fungos favorece queda de cabelo

 

“Dormir com os cabelos molhados pode facilitar o desenvolvimento de fungos que podem provocar a dermatite seborreica, favorecendo a queda de cabelos”, afirma a dermatologista Juliana Fonte. Esse problema de saúde provoca ainda a descamação da pele e o surgimento da caspa, além de coceira, vermelhidão e oleosidade no couro cabeludo. Em quem já é calvo, a dermatite seborreica pode piorar o grau da calvície, no longo prazo.

O diagnóstico da doença é feito a partir de exames e há várias opções de tratamento. O uso de medicações tópicas, como xampus anticaspa, produtos a base de corticosteroides e antifúngicos, é bastante recomendado pelos especialistas. É importante também evitar estresse e ansiedade, não coçar e limpar a pele da região afetada de maneira adequada.

 

Calvície costuma surgir a partir dos 20 anos

 

Quem tem o fator genético que determina a calvície e também sofre de dermatite seborreica deve ter ainda mais atenção à saúde dos fios e do couro cabeludo no início da vida adulta. “A calvície ou alopecia androgenética costuma se manifestar em torno dos 20 anos. Entretanto, outras causas podem se manifestar antes dessa idade“, alerta a médica.

Nestes casos, além de procurar o tratamento específico, existem outras medidas que podem ser adotadas no dia a dia para ajudar a diminuir a intensidade da queda de cabelo. Juliana recomenda manter uma alimentação rica em vitaminas, antioxidantes e proteínas, não usar anabolizante, além de evitar o estresse, banhos muito quentes e o uso excessivo de bonés e chapéus.

 

Dra. Juliana Fonte é dermatologista formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-RS: 32136 –  Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dormir com o cabelo molhado pode favorecer a calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.