Mito ou verdade: O movimento da musculatura do rosto é um fator para o aparecimento de rugas?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Bruna Fanton Gallo
- +A
- -A
O envelhecimento da pele, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é causado tanto pela genética e por mudanças hormonais quanto pela falta de exercícios físicos e alimentação ruim. Outra causa importante são os movimentos da musculatura do rosto feitos ao longo da vida, que facilitam o aparecimento de rugas.
Expressões faciais podem causar o aparecimento de rugas
“As rugas dinâmicas são aquelas que aparecem quando contraímos os músculos da face, como ao sorrir ou ao franzir a testa. Com o tempo e o processo de envelhecimento, essas rugas podem tornar-se estáticas, ou seja, ficam ‘marcadas’ na pele”, afirma a dermatologista Bruna Fanton Gallo. Ela cita como exemplo os pés de galinha na região ao redor dos olhos.
De acordo com a médica, algumas pessoas utilizam muita força muscular e contraem os músculos da face com mais frequência, o que contribui ainda mais para o aparecimento de rugas. Outro exemplo dessas linhas de expressões é conhecido como código de barras, localizado ao redor da boca.
É possível prevenir e tratar as rugas?
A exposição solar sem proteção, o hábito de fumar, o estresse e a poluição influenciam o aparecimento das rugas e devem ser evitados na medida do possível. Dedicar-se à ginástica facial também é importante: são movimentos faciais que fortalecem e vascularizam os músculos da região, reduzindo o impacto do envelhecimento.
O uso de produtos tópicos antirrugas, com ativos como o ácido hialurônico, capaz de hidratar a pele, é importante para combater os efeitos do envelhecimento. A presença de silício orgânico em alguns deles torna os efeitos ainda mais visíveis, ajudando a suavizar as rugas. Outros procedimentos, como a aplicação de botox, também podem ser recomendados pelo dermatologista. “A toxina botulínica diminui a contração dos músculos da mímica facial em locais específicos, prevenindo que as rugas se formem. No caso das estáticas, a toxina pode suavizar seu aspecto”, completa a especialista.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Bruna Fanton Gallo
Dermatologia
CRM: 52-1061682 / RJ
- Nenhum comentário para "Mito ou verdade: O movimento da musculatura do rosto é um fator para o aparecimento de rugas?"
- Seja o primeiro a comentar
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.