Mês das crianças: quais são os nutrientes mais importantes para o crescimento?


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O corpo das crianças precisa receber uma grande variedade de nutrientes, já que essas substâncias são essenciais para o desenvolvimento saudável dos pequenos, atuando em uma ou mais áreas do organismo. Pensando no crescimento durante a infância, a nutricionista Sílvia Ferolla cita os nutrientes mais importantes para as crianças e em quais alimentos é possível encontrá-los.

 

Proteína e vitamina C ajudam na defesa do corpo contra vírus e bactérias

 


“A proteína é encontrada na clara de ovo, leite, iogurte, queijo, quinoa e na carne e é importante para o crescimento, para o sistema imunológico e para o ganho de massa muscular”, afirma a profissional. Já o ômega 3 é essencial para o desenvolvimento do sistema neurológico e está presente em peixes, como sardinha e salmão, e na linhaça.

As vitaminas não ficam para trás. “A vitamina A garante o bom desenvolvimento da visão e a vitamina C é fundamental para garantir um bom sistema de defesa e prevenção de doenças”, explica a nutricionista. Sem uma defesa adequada, o corpo fica suscetível a infecções, como gripes e resfriados. A vitamina A é encontrada na gema do ovo e em vegetais e frutas amarelados e alaranjados, enquanto a laranja, o limão e a goiaba são fontes de vitamina C.

 

Falta de ferro pode provocar anemia e atrapalhar crescimento

 


O cálcio também exerce uma função primordial para a saúde: é o responsável pela formação de ossos e dentes e pode ser encontrado em vegetais verde-escuros, além do leite e seus derivados. O ferro, por sua vez, atua na prevenção da anemia, um problema relativamente comum na infância e que pode causar dificuldades no aprendizado e retardar o crescimento. Carnes vermelhas magras e vegetais verde-escuros são boas fontes desse nutriente.

A ajuda de um especialista é importante para definir a quantidade de cada nutriente na alimentação, o que varia de acordo com a faixa etária, o sexo e as necessidades nutricionais de cada criança. “Entretanto, é melhor orientar os pais a contar grupos de alimentos, incluindo três frutas diferentes e três porções de leite e derivados ao longo do dia, oferecer carne ou ovo em uma refeição e ofertar pelo menos quatro vegetais ao dia”, diz Sílvia. É necessário também que a alimentação das crianças tenha restrição a doces e produtos industrializados

Caso não seja possível obter todos os nutrientes na alimentação, pelas mais variadas razões (intolerâncias ou alergias alimentares, por exemplo), é importante conversar com um médico, que pode indicar a suplementação de um ou mais desses nutrientes como uma alternativa.

 

Dra. Sílvia Marinho Ferolla Costa é nutricionista e atende na Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte. CRN-MG: 1821

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