Sol, calor e férias formam uma combinação que agrada muitas crianças. É hora de aproveitar o clima propício para reunir os amigos e brincar, seja na piscina, na praia, no parque ou em casa. Mas, para que a diversão não tenha fim, é preciso protegê-las e fortalecer a imunidade do seu organismo.
A luz solar ajuda a fortalecer a imunidade
O sol é um aliado para quem deseja melhorar o sistema de defesa das crianças. “Nessa época, para fortalecer a imunidade, é importante pegar sol, sempre nos horários adequados. A exposição à luz solar ajuda na produção de vitamina D”, explica a imunologista Érica Azevedo.
A profissional recomenda também a prática de exercícios ao ar livre. Faz bem para a mente, ajudando a reduzir os níveis de ansiedade e de estresse, e faz para bem para o corpo como um todo, reduzindo os riscos de doenças. Entretanto, é fundamental não exagerar: o esforço em excesso causa fadiga e pode atrapalhar o sistema imunológico.
Uma boa alimentação também é importante para deixar a defesa do organismo das crianças pronta para o combate. “Para manter a imunidade de uma criança, basta ter uma alimentação saudável, com todos os grupos alimentares, sem esquecer de oferecer bastante água para manter o corpo hidratado”, ressalta a especialista. Vale destacar que alimentos com vitamina C e zinco, além de laticínios e vegetais verdes e escuros, ajudam a turbinar a imunidade.
A qualidade do sono interfere na imunidade do organismo
Durante as férias, é comum crianças e adolescentes dormirem em horários diferentes, aumentando ou até diminuindo a quantidade de horas dormidas. Mudanças como essa podem provocar consequências no sistema imunológico. “O sono é um elemento regular da imunidade. Menos horas de sono ou dormir mal durante a noite são problemas que podem afetar a imunidade do organismo”, afirma Érica.
Foto: Shutterstock