Entenda a importância da vacina na vida das crianças no Dia Nacional da Vacinação

  • +A
  • -A

No dia 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. Esta data foi criada para destacar a importância da vacina para a saúde das crianças e estimular que pais e responsáveis mantenham o calendário de vacinação infantil em dia. Quer entender mais sobre como as vacinas ajudam a vida das crianças? Continue lendo este texto para descobrir.

A importância da vacina é indiscutível e não depende da idade da pessoa que vai tomar. “A vacina é uma forma fraca ou inativa do causador da doença. Dessa forma, o sistema de defesa do organismo passa a produzir anticorpos que irão combater a doença quando a pessoa entrar em contato com o vírus ou bactéria novamente”, explica a pediatra Ana Eyama.

Saiba mais sobre a importância da vacina para as crianças

 

No entanto, para as crianças, uma particularidade torna a vacinação ainda mais necessária. “As crianças são suscetíveis a muitas doenças causadas por vírus e bactérias porque ainda não possuem o sistema imunológico ‘maduro’ para combatê-las”, alerta a médica. Nos pequenos, este sistema ainda está aprendendo a se defender, num complexo processo que só termina na pré-adolescência

Outro ponto valioso sobre a vacinação infantil é que algumas vacinas evitam a transmissão de doenças infectocontagiosas, o que reforça ainda mais a importância da vacina. Por exemplo: uma criança vacinada contra o sarampo, ao entrar em contato com o vírus causador da doença, não desenvolve sintomas na maioria dos casos e não transmite para outras crianças, freando a circulação do vírus e evitando surtos de sarampo

Vacinação infantil: quais vacinas uma criança precisa tomar?

 

As principais vacinas são as que estão no calendário de vacinação infantil do Sistema Único de Saúde (o Calendário Nacional de Imunização) e algumas exclusivamente em clínicas privadas. Incluem vacina contra a poliomielite, coqueluche, hepatite A e B, Haemophilus influenzae, difteria, tétano, coqueluche, rotavírus, influenza, pneumococos, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, HPV, dengue, meningococos A, C, W, Y, B”, cita a especialista. 

A campanha de vacinação contra a COVID-19 impactou consideravelmente a logística e a organização dos postos em que ocorre, normalmente, a vacinação de outras doenças. Apesar destes fatores e da maior movimentação nestes lugares, é fundamental levar as crianças para tomar as vacinas habituais. Procure descobrir se há postos mais vazios ou busque ir em horários alternativos, em que as filas são menores. O mais importante é não deixar de vacinar os pequenos!

Quer saber mais sobre a importância da vacina? Leia também nosso texto sobre as vacinas contra a COVID-19!

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Paula Midori Eyama Imai

Dra. Ana Paula Midori Eyama Imai

Pediatria

CRM: 107975 / SP

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda a importância da vacina na vida das crianças no Dia Nacional da Vacinação"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.