AchèAchè
    search
    Título

    Vacina: não é importante só para crianças, adultos também devem ficar atentos

    Uncategorized

    Por

    A vacinação tem como objetivo imunizar toda a população e erradicar doenças que colocam em risco a vida. É preciso que seja feita em massa para reduzir ao máximo as chances de os agentes infecciosos continuarem infectando e se multiplicando. Por mais que os primeiros anos de vida concentrem a maior parte das vacinas a serem tomadas, adultos também precisam se vacinar em momentos pontuais. 

    Importância da vacina em todas as idades

    “A vacinação é uma forma segura, fácil, prática e eficaz de proteger a vida contra uma série de doenças. É um grande avanço da ciência. Hoje, graças às vacinas, conseguimos erradicar uma série de doenças que matavam muito até 40 ou 50 anos atrás, como varíola, poliomielite, sarampo, rubéola e difteria, por exemplo”, informa a infectologista Keilla Mara de Freitas.

    Segundo a especialista, é importante ressaltar que se as pessoas param de se vacinar, as chances dessas doenças voltarem aumentam muito. Isso justifica a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. Isso vale não apenas para a vacina da Covid-19, mas para todas as outras, como a da gripe. Esta é muito importante, já que prepara o sistema imunológico para uma possível infecção. 

    “Ao receber a vacina, o corpo passa a produzir anticorpos para combater o ‘invasor’. Dessa forma, mesmo que o indivíduo seja infectado, as chances da doença se desenvolver em formas graves são muito baixas. O mesmo conceito vale para as vacinas contra o novo coronavírus. Quanto mais pessoas forem imunizadas, menos mortes teremos”, afirma a médica. 

    Vacinação propicia uma vida mais longa e saudável


    Em termos de longevidade, a
    vacinação permite que crianças e adultos tenham vidas mais saudáveis e duradouras, ou seja, com uma melhor qualidade de vida. “Pessoas imunizadas conseguem combater adequadamente as doenças e têm melhores condições de enfrentar adversidades associadas à ação de vírus e bactérias”, conclui a profissional.

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes