Existe alguma forma de se prevenir de varizes decorrentes da gravidez?

  • +A
  • -A

Durante e após a gravidez, é muito comum as mulheres apresentarem varizes e notarem o problema mais intenso do que antes. Sabendo que este momento importante da vida também funciona como fator de risco para o quadro, é interessante que as gestantes adotem medidas preventivas com intuito de diminuir as chances da complicação em questão. 

Medidas preventivas contra varizes na gravidez  


“Várias medidas podem ser tomadas para reduzirmos o risco de desenvolver varizes durante a gestação. O
uso de meias de compressão é uma das medidas a serem tomadas. Seu uso é especialmente importante no último trimestre da gestação. A prática regular de atividade física também é recomendada na gravidez, assim como o controle do ganho de peso”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima. 

Segundo o especialista, ter a musculatura da perna fortalecida e apostar em atividades aeróbicas (corrida, caminhada, ciclismo, natação) são os objetivos mais importantes das gestantes nos cuidados físicos visando a prevenção das varizes. Com relação ao peso corporal, o esperado é um ganho ponderal de aproximadamente 8 a 12 kg durante toda a gestação, sem exceder esse número.

De acordo com o Dr. Ricardo Nobili, também angiologista, muitas varizes, normalmente, desaparecem após a gestação, mas isso não diminui a importância das medidas preventivas. “Eu sempre recomendo que minhas pacientes tratem as varizes antes de engravidarem, pois isso diminui bastante a chance de complicações durante a gestação”, afirma o médico.

Tratamento medicamentoso


Para as gestantes que possuem histórico de varizes na família e já sofrem com o problema desde antes da gravidez, é importante também
apostar no tratamento medicamentoso específico para este problema. Os remédios indicados facilitam a circulação, o que diminui as chances do fluxo sanguíneo ficar concentrado nos membros inferiores e provocar varizes. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Nobili

Dr. Ricardo Nobili

Angiologia

CRM: 31788-7 / RJ

Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
gravidez
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existe alguma forma de se prevenir de varizes decorrentes da gravidez?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.