Os sprays anti-inflamatórios devem ser aplicados logo após a lesão?


  • +A
  • -A

É comum atletas sofrerem uma lesão durante a prática de uma atividade física, principalmente aqueles que não estão acostumados com essa rotina. Para um alívio rápido dos sintomas, como a dor muscular local, a aplicação de sprays anti-inflamatórios, muitas vezes, são soluções rápidas e inteligentes.

Spray anti-inflamatório diminui a dor e a inflamação causadas por uma lesão


“O jato seco e forte traz uma sensação gelada, confortando o local naquele momento. Até por isso os narradores de futebol costumam dizer que é o spray mágico“, destaca o ortopedista e traumatologista Arício Queiroz Tavares. A
função do spray anti-inflamatório é amenizar o processo de inflamação e, assim, aliviar a região lesionada.

Este tipo de spray pode ser usado para tratar entorses, distensões e contusões, geralmente por causa de lesões esportivas ou lesões por sobreuso. “Os sprays têm taxa de sucesso clínico semelhante aos anti-inflamatórios de uso oral, mas com menor risco de efeitos gastrointestinais”, afirma o médico.

Sprays anti-inflamatórios são apenas parte do tratamento de uma lesão


No entanto, o uso de sprays não é a única medida necessária para tratar uma lesão. Mesmo com o alívio dos sintomas, é importante ir ao médico para verificar o que há de errado e avaliar a gravidade do problema. De acordo com o especialista, em primeiro lugar, serão realizados diversos exames para diagnosticar o tipo de lesão que o paciente sofreu.

Depois do diagnóstico preciso, o profissional deverá traçar o tratamento mais adequado: “Geralmente, associamos o anti-inflamatório ao uso de analgésicos, gelo, repouso e, se for o caso, fisioterapia”. A fisioterapia ajuda o corpo a recuperar a região atingida e a devolver os movimentos por completo. Em alguns casos, a imobilização poderá ser necessária.

Dr. Arício Queiroz Tavares é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de fixador externo, graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). CRM-PR: 11663

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Os sprays anti-inflamatórios devem ser aplicados logo após a lesão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.