A tendinite é processo inflamatório que afeta os tendões, estruturas responsáveis por movimentar nossos membros e que ajudam a manter o equilíbrio corporal. O problema pode surgir devido a traumas, sobrecargas e a processos degenerativos envolvendo os tendões. Na hora do tratamento, é possível utilizar sprays anti-inflamatórios.
Sprays anti-inflamatórios reduzem dores causadas por tendinite
“O spray anti-inflamatório atua para auxiliar o tratamento de dores articulares e musculares e são indicados principalmente para dores musculares, tendinites, pequenos traumas e inflamações localizadas”, explica a reumatologista Fernanda Calil. O spray, ao ser aplicado no local da tendinite, auxilia a reduzir, além da dor, o inchaço e a sensação de calor sentidos na área afetada.
No entanto, é importante procurar um médico ao perceber os sintomas, não apenas para garantir que o problema se trata de um caso de tendinite, mas também para iniciar o tratamento adequado. Na consulta, o profissional fará um exame físico para avaliar a extensão dos danos e poderá pedir também uma ultrassonografia.
Aplicação de gelo e fisioterapia fazem parte do tratamento da tendinite
“O tratamento é basicamente fisioterápico, mas em casos especiais, algum tipo de imobilização pode ser necessário, além da terapia medicamentosa. Gelo e anti-inflamatórios orais ainda formam o arsenal de tratamento consagrado”, aponta o ortopedista e especialista em Medicina do Esporte Luiz Fernando Medeiros.
Antes de praticar uma atividade física, situação que pode provocar uma tendinite, é importante prestar atenção a alguns hábitos e atitudes que podem favorecer o surgimento do problema, como a prática incorreta de um exercício, especialmente um de alto impacto. “O tipo de calçado esportivo ou de uso diário pode, sem dúvida, ajudar no aparecimento da lesão e prejudicar o tratamento”, explica o profissional.
Foto: Shutterstock