AchèAchè
    search
    Título

    Varizes inflamadas: o que são e quando surgem essas complicações das varizes?

    Pele e Beleza
    Varizes

    Por Dr. Lucas Rodrigues

    26 de abril de 2022

    As varizes são veias que se dilatam e ficam tortuosas por um defeito na circulação sanguínea que as impede de impulsionar o sangue para a frente. Essa doença precisa de acompanhamento médico e de tratamento para evitar complicações. Uma dessas complicações são as varizes inflamadas. O cirurgião vascular Lucas Rodrigues explica tudo sobre esse problema, como identificá-las e como tratá-las. Não deixe de conferir!

    Como surgem as varizes inflamadas?

    “As veias varicosas são propensas a apresentar este tipo de complicação pois perderam a proteção natural de suas paredes e perderam também o fluxo fisiológico, mantendo o sangue represado nas veias, facilitando a formação de coágulo e a ativação inflamatória”, afirma o especialista. As varizes inflamadas podem provocar dor, inchaço e vermelhidão local, segundo o médico. 

    É importante ficar de olho nas varizes inflamadas, pois essa complicação gera riscos à saúde. “Com o passar do tempo, esse aumento da pressão no sistema venoso – e cada vez mais ativação de células inflamatórias e de coagulação – estimula a formação de mais varizes e até mesmo a formação de trombos dentro do vaso, levando, então, à tromboflebite”, alerta Dr. Rodrigues. 

    De acordo com o especialista, não é muito difícil identificar as varizes inflamadas: “Muitas vezes, o paciente já apresenta histórico de varizes com sintomas de dor em peso e sensação de inchaço nas pernas. Quando ocorre a inflamação, esses sintomas pioram de forma muito intensa e súbita, causando frequentemente vermelhidão na área da veia lesionada”. 

    Como é o tratamento das varizes inflamadas?

    O tratamento das varizes inflamadas irá depender de que veia sofreu o processo de inflamação, mas segundo Dr. Rodrigues, geralmente, envolve o uso de anti-inflamatórios e/ou anticoagulantes, meias de compressão e cremes, além de manter os membros inferiores elevados. “É importante ter em mente que, se apresentar os sintomas, o paciente deve ir diretamente ao pronto-socorro mais próximo e, caso os exames mostrem a tromboflebite, que seja avaliada o mais breve possível por um cirurgião vascular”, completa o profissional. 

    Tags
    pele
    tratamento
    varizes inflamadas
    veias
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes