Deixar as unhas incríveis é o desejo de muitas mulheres brasileiras. Para isso, recorrem a esmaltes, bases e unhas postiças como forma de embelezar as pontinhas dos dedos. Mas, se por um lado, as unhas feitas ficam bonitas, passam uma impressão de cuidado e chamam bastante atenção, por outro, a saúde da estrutura das unhas pode ficar prejudicada com algumas técnicas aplicadas. É o caso das unhas de gel. Quem conta mais sobre os riscos é a dermatologista Kaliandra Cainelli.
Unhas de gel podem facilitar a quebra das unhas
Antes de explicarmos como as unhas de gel podem prejudicar a saúde das unhas, é importante contar o que é essa técnica. “As unhas de gel são um tipo de unha postiça. Aplica-se primeiramente um primer para impermeabilizar a unha e, depois, coloca-se uma unha postiça que, em seguida, recebe um banho de gel. Para secar o gel, as unhas são colocadas numa câmara com luz ultravioleta”, afirma a especialista.
“Trabalhos da literatura médica mostram que essa técnica promove o enfraquecimento da unha natural, que fica mais fina e quebradiça. Além disso, a exposição da mão à luz ultravioleta pode ser um fator de risco para câncer de pele, mas ainda não há estudos para confirmar isso. É necessário também se atentar para o risco de infecções”, explica a médica.
Como minimizar os danos causados pelas unhas de gel?
Se ainda assim você quiser utilizar as unhas de gel, é importante adotar alguns cuidados. “Quem usa unhas de gel deve lixá-las periodicamente, evitando que fiquem muito comprimidas, o que aumenta o trauma sobre a unha natural. Além disso, é importante sempre usar luvas quando for manipular produtos de limpeza e substâncias corrosivas para evitar o desgaste do gel e da própria unha natural. Não roer a unha ou colocá-la na boca”, são as dicas da Dra. Kaliandra.
A médica também cita algumas medidas importantes para manter as suas unhas naturais firmes e sem quebrar: “Para ter unhas saudáveis, devemos nos alimentar adequadamente com uma dieta balanceada, trocar a acetona pelo óleo removedor, aplicar hidratante nas unhas e não retirar as cutículas. Usar suplementos à base de biotina também pode ser útil para manter as unhas firmes”.