AchèAchè
search
Título

Todos os pacientes com asma precisam usar a bombinha?

Cuidados e Bem-estar
Segurança para o Paciente

19 de outubro de 2023

A asma é uma doença que afeta as vias aéreas, provocando falta de ar e tosse. Ela é considerada um problema crônico, ou seja, assim como a hipertensão e o diabetes, não tem cura, mas pode ser controlada. Para chegar a esse controle, é importante fazer o tratamento corretamente, com as medicações indicadas por um especialista e, em momentos de crise, o uso de bombinha de asma.

Bombinhas de asma têm ação broncodilatadora

É preciso lembrar que existem dois tipos de dispositivos para o controle da asma. As chamadas bombinhas de alívio utilizam medicamentos broncodilatadores e servem para reduzir os sintomas durante as crises de asma, mas não tratam a doença. Já os inaladores são usados regularmente para tratar a inflamação provocada pela asma e ajudam a manter a doença sob controle.
“A melhor forma que temos de levar a medicação aos pulmões é a inalação de fármacos, que evoluíram muito nos últimos 20 anos. O tratamento medicamentoso inclui algumas variáveis como potência, associação ou não de medicações e o tipo de dispositivo inalatório a ser utilizado“, afirma a pneumologista Renata Arbex.

Inaladores e bombinhas levam medicamento diretamente aos brônquios e aos pulmões

O tratamento para o controle da asma deve ser individualizado, com o médico avaliando cada caso. “Há alguns pacientes que só precisam utilizar a medicação em épocas de frio e inversão térmica e quando há prejuízo na prova de função pulmonar ou pico de fluxo”, diz a médica. A escolha das medicações depende do grau da asma – leve, moderada ou grave – e do resultado da prova de função pulmonar.
De acordo com a profissional, o tratamento da asma tem como objetivo dar mais qualidade de vida ao paciente, diminuir o número de despertares à noite, reduzir a quantidade de medicamentos para crises, ou seja, as bombinhas de alívio, e acabar com a limitação das práticas de atividades físicas. “Além das medicações, umidificar ambientes, se vacinar, tomar cuidado em viagens aéreas, receber acompanhamento odontológico, fazer exercícios físicos e controlar doenças associadas são boas armas para ajudar no controle da asma”, recomenda Renata.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Vacina bivalente para a COVID-19: Vou precisar me vacinar de novo?

Desde que a vacina contra COVID-19 entrou no calendário de imunização, muitas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre qual a melhor indicação para cada público e a regularidade com a qual ela deve ser aplicada. Com a chegada da vacina bivalente, a situação não poderia ser diferente. Com essa atualização do imunizante, o principal questionamento […]

Artigos
Glaucoma: Doença silenciosa pode ser tratada com colírios ou cirurgia! Entenda!

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira de forma lenta e silenciosa. Como os sintomas de glaucoma costumam não ser percebidos pelo paciente, a maioria dos casos só é diagnosticada no seu estágio avançado. Por isso, é muito importante saber mais sobre essa condição e entender a maneira correta de preservar a saúde […]

Artigos
A importância da alimentação adequada e balanceada: Relação do intestino com a imunidade

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) temos diversos aspectos de nossas vidas afetados, principalmente em função do isolamento social necessário. Seja pelo teletrabalho, pela presença das crianças em casa, pelo distanciamento dos amigos e familiares, um novo modo de viver nos foi imposto e lidar com as mudanças de uma forma leve pode nos ajudar […]

Converse com um dos nossos atendentes