AchèAchè
search
Título

O que acontece com o corpo durante um AVC?

Cardiovascular
Sintomas

Por Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

19 de outubro de 2023

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais complicações da hipertensão descontrolada, mas também pode ser causado por outros problemas, como diabetes, colesterol alto, estresse, sedentarismo e aneurismas cerebrais. Seus efeitos no corpo podem ser profundos, variando com a gravidade do episódio e a rapidez do atendimento.

 

AVC prejudica irrigação de sangue e oxigênio no cérebro

 

“Durante um AVC, ocorre o rompimento ou a oclusão de uma artéria no cérebro e as funções controladas por aquela região do cérebro que foi afetada e parou de receber sangue ficam comprometidas”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. Sem a chegada de sangue, o cérebro sofre também com a falta de oxigênio e nutrientes.
Com isso, as células cerebrais podem morrer, o que afeta drasticamente o funcionamento do corpo como um todo e gera consequências que podem ser temporárias ou permanentes. “Se há oclusão da artéria que irriga a área cerebral responsável pela fala, a pessoa tem dificuldade em pronunciar as palavras. Se a área cerebral afetada for responsável pelos movimentos do lado esquerdo do corpo, a pessoa perde o movimento do lado esquerdo”, exemplifica a médica.

 

Desmaio e dormência são sintomas de um AVC

 

Todos esses efeitos não passam despercebidos, já que o corpo dá sinais de que precisa de ajuda. “A pessoa pode perceber que perdeu subitamente a força de um braço ou de uma perna, que está com dificuldade para falar ou pode ainda ter um desmaio, convulsão ou perda da consciência. Os sintomas são sempre repentinos e rápidos, não surgem ao longo de horas ou dias”, alerta a especialista.
Ao notar os sintomas, é fundamental procurar auxílio profissional, de preferência em um hospital de grande porte e que ofereça bons recursos, como a realização de tomografias. Se estiver longe, não hesite em ligar para a emergência ou pedir ajuda. Segundo Ana Catarina, há tipos de AVCs que requerem cirurgias e outros tipos que podem ser tratados a partir do uso de trombolíticos, medicações que desentopem a artéria afetada imediatamente.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
avc
circulação
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Sangue nas fezes? Fique atento! Isso pode ser um sinal de hemorroidas

As hemorroidas são dilatações das veias encontradas no canal anal, no ânus e no reto. Trata-se de um problema de saúde também composto por tecidos e fibras elásticas em menores quantidades e que é considerado constrangedor por muitas pessoas, que acabam deixando de procurar atendimento. No entanto, as hemorroidas requerem tratamento médico. Sangramento não é […]

Artigos
Quais são os riscos da angioplastia? Escolha do médico é fundamental!

Escolher um profissional capacitado para realizar um procedimento médico é essencial para obter bons resultados. Com a angioplastia não poderia ser diferente. Seu objetivo é desobstruir as artérias do coração com balões e stents e restaurar o fluxo sanguíneo, reduzindo a dor sentida pelos pacientes. E mesmo se tratando de um procedimento não cirúrgico e […]

Artigos
Hemorroidas: A forma de sentar na cadeira pode agravar o quadro de quem sofre com a doença?

Hemorroidas são veias inchadas nas regiões do reto e ânus. Elas ficam varicosas, dilatadas, insuficientes e causam, em muitos casos, desconforto, dor local, prurido e sangramento vivo, principalmente ao evacuar. O movimento de sentar costuma piorar o incômodo, mas não é suficiente para agravar o quadro, segundo o coloproctologista Sílvio Tarnovschi. “As principais causas das […]

Converse com um dos nossos atendentes