AchèAchè
search
Título

De que forma a hipertensão descontrolada pode afetar o cérebro?

Hipertensão
Sintomas

19 de outubro de 2023

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão. A doença é caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias, o que exige um esforço enorme do coração e provoca uma série de complicações em todo o organismo. Os rins, os olhos, o coração e o cérebro são os órgãos mais atingidos pelo problema.

As complicações da hipertensão no cérebro


“A hipertensão é a maior responsável pela incidência de mortalidades cardiovasculares, como o temido acidente vascular cerebral (AVC)”, afirma o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal. O médico explica que a crise hipertensiva pode desencadear sintomas como turvação visual, cefaleia, labirintite e alterações na memória.

Existem dois tipos de AVCs e ambos podem ser causados pelo aumento da pressão arterial. Um é conhecido como hemorrágico e ocorre em razão do rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro. O outro é o isquêmico e é causado pelo entupimento de um vaso que leva sangue até o órgão. Quando não é fatal, o AVC pode provocar paralisia e dificuldades relacionadas à fala e à memória.

Prevenção e tratamento da hipertensão


A prevenção à hipertensão é de fundamental importância para evitar complicações. “Em 90% dos casos, a hipertensão arterial é silenciosa. Por isso, quando se sente algo já temos diversas alterações nos órgãos alvo, como cérebro e coração”, alerta o médico. Pacientes com histórico da doença na família e com estilo de vida sedentário devem se consultar regularmente para fazer o monitoramento da pressão arterial.

Para Benjamin, o profissional deve avaliar todos os aspectos da vida do paciente que sejam capazes de ocasionar o problema e de interferir no tratamento. O combate à hipertensão passa pelo tratamento de comorbidades derivadas ou não da hipertensão, pela utilização de medicamentos anti-hipertensivos, pela prática de exercícios físicos aeróbios e de resistência e por uma alimentação rica em água, fibras, verduras, legumes e com baixo teor de gordura.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Infarto: entenda os efeitos no corpo dessa condição que é um grande risco para quem sofre de hipertensão

O infarto é um sério problema de saúde que atinge o coração e o sistema circulatório em geral. Os sintomas mais comuns são dor no peito, no pescoço e no braço. Em parte dos casos, entre uma ou duas semanas antes do infarto, o corpo emite sinais de que algo está errado. São enjoos, queimações […]

Converse com um dos nossos atendentes