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    Hidratação: benefícios de beber água

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    Você sabe quais são os benefícios de beber água? Pode até parecer um hábito simples, para matar a sede durante um exercício físico ou para ajudar a comida a descer depois de uma refeição, mas ingerir a quantidade ideal desse líquido precioso por dia, de acordo com o seu peso corporal, pode trazer uma série de benefícios para a saúde do corpo, como ajudar no emagrecimento, melhorar a saúde intestinal e aumentar a qualidade de vida. 

    Portanto, se você não tem o costume de beber água, é hora de rever essa atitude – e de se beneficiar das vantagens que a hidratação adequada do corpo pode te proporcionar! Ah, é importante também fazer um alerta sobre o outro lado, sobre os malefícios que a falta de água pode trazer: esse mau hábito não provoca apenas a desidratação, mas todo um desequilíbrio funcional e metabólico capaz de penalizar todas as células do corpo. 

    Para entender melhor a importância da água para o organismo humano e as consequências da sua falta, a equipe do Cuidados Pela Vida entrevistou o clínico geral Roberto Debski. Veja só o que ele disse! 

     

    O que é a hidratação? Quantos litros de água devo beber por dia?

     

    A hidratação é um pilar fundamental para manter a saúde do nosso organismo em dia, já que ele é composto por 60% de água. A ingestão desse líquido ajuda a eliminar toxinas, regular a temperatura corporal, manter todos os órgãos funcionando bem, evitar a prisão de ventre e problemas renais, além de muitas outras vantagens. Mas, para obter todos esses benefícios, não basta apenas um copo ao longo do dia. É necessário beber bastante água, como ressalta Dr. Roberto: “Precisamos ter um nível adequado de hidratação, ingerir líquidos em quantidade adequada, por meio da água, suco, chás e frutas, que são alimentos que também têm bastante líquido em geral”.

     

    Dito isso, muita gente costuma carregar a mesma dúvida: Quantos litros de água devo beber por dia? A resposta para essa questão depende muito de cada pessoa, já que a quantidade ideal de água que devemos beber varia de acordo com o nosso peso. Em média, um adulto deve ingerir 35 mililitros por quilo. Ou seja, você deve multiplicar o seu peso por 0,035 para descobrir a quantidade média de água que deve ser ingerida. Uma conta simples, mas que é fundamental para prevenir a desidratação.

     

    Dr. Roberto revela alguns pontos de atenção que indicam a necessidade de beber mais água: “Deve-se observar a qualidade da pele, as mucosas, a língua e se há sensação de cansaço e de mal-estar”. Outro ponto importante é reparar na coloração do xixi. “Quando a urina está mais amarelada, mais concentrada, isso mostra que nós estamos desidratando, perdendo líquidos. Uma urina de cor amarela bem clara, bem suave, mostra que nós estamos ingerindo a quantidade adequada”, explica o clínico geral. 

     

    Conheça 5 benefícios da hidratação para a saúde do organismo

     

    1. Melhora a circulação sanguínea

     

    A hidratação infantil e adulta transforma nosso organismo em uma verdadeira máquina funcional. Entre os maiores benefícios de beber boas quantidades de água ao longo do dia está a melhora da circulação sanguínea, graças ao aumento do volume do sangue no corpo. Com essa otimização, conseguimos melhorar tanto a função venosa quanto a função arterial. Incrível, né?!

     

    1. Evita a retenção de líquidos

     

    O inchaço corporal pode significar que seu corpo está sofrendo com falta de água. Mantendo o organismo bem hidratado, bebendo bastante água todos os dias, é possível eliminar o excesso de sódio do corpo, capaz de provocar a retenção de líquido – problema que causa, por exemplo, aumento da celulite e desconforto intestinal.

     

    1. Ajuda a prevenir cãibras

     

    Nosso corpo pode sofrer com cãibras com maior frequência quando não está devidamente hidratado, você sabia? Isso acontece porque os músculos não recebem a quantidade ideal de água para funcionar corretamente. Como consequência, eles se contraem de forma involuntária e dolorosa. Para evitar que esse problema aconteça, principalmente durante um exercício físico, capriche na ingestão de água ao longo do dia. 

     

    1. Ajuda a acabar com a prisão de ventre

     

    Intestino preso é um dos sintomas da falta de hidratação do organismo. Beber água, sucos, comer frutas e alimentos cheios de fibras ajudam a promover a lubrificação das paredes intestinais e a melhorar a textura das fezes, evitando o quadro de constipação, hemorroidas e a formação de gases.

     

    1. Elimina as toxinas do corpo

     

    Quer fazer um detox? A dica é: beba bastante água durante o dia. A hidratação elimina todas as toxinas retidas no corpo, limpando o organismo antes mesmo de receber novos alimentos. Se você deseja otimizar esse processo, experimente beber água com limão em jejum todo dia pela manhã. 

     

    Conheça os sintomas da desidratação

     

    • Sentir muita sede; 
    • prisão de ventre; 
    • diminuição do suor; 
    • pele ressecada e opaca; 
    • fazer pouco xixi ao longo do dia; 
    • urina mais concentrada e amarelada; 
    • sensação de boca seca; 
    • aumento da temperatura corporal; 
    • quadro de febre.

     

    Em casos mais graves, Dr. Roberto faz um alerta para os seguintes sintomas: “Podem aparecer dores pelo corpo, rebaixamento da consciência, até mesmo coma e morte em casos graves, principalmente em pessoas mais debilitadas, em crianças pequenas e idosos”. Por isso, mantenha o seu corpo hidratado, bebendo a quantidade correta de água por dia. Cuide bem da sua saúde e viva mais e melhor!

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