search
    Título

    A importância da água no organismo

    Uncategorized

    Por

    A água é um elemento indispensável da alimentação, sendo essencial para a manutenção da vida. O corpo humano é composto principalmente por água, porém, com o passar dos anos e dependendo da quantidade de gordura corporal apresentada por cada pessoa, esta quantidade vai sendo diminuída.

    Nos bebês, cerca de 75 a 85% do peso corporal total é composto por água, em adultos com peso normal está porcentagem fica em torno de 60 a 70%, já em adultos obesos, de 45 a 55%.

    Veja algumas de suas funções:

    Regulação da temperatura corporal, evitando o aumento ou baixa desnecessária;

    -Ajuda no processo de digestão, absorção e excreção (eliminação) dos alimentos;

    -Atua como meio de transporte de nutrientes e substâncias do corpo;

    -Lubrificação das articulações, boca, olhos e nariz;

    -Redução da sobrecarga dos rins, através da eliminação de resíduos que não serão utilizados;

    -Prevenção da constipação (prisão de ventre).

    Com tantas funções importantes, é preciso ter ciência de que o consumo diário adequado é extremamente importante. A quantidade adequada para cada pessoa é muito variável e depende de alguns fatores como, idade, peso, pratica de exercícios físicos, o clima e a temperatura do local onde mora.

    Para algumas pessoas adultas o consumo em torno de 2 litros de água por dia é suficiente, para outras, pode ser necessário uma quantidade muito maior, e em casos de doenças como Doença Renal Crônica ou Insuficiência Cardíaca a quantidade pode ser bastante restrita, no entanto, o médico e/ou nutricionista farão as devidas recomendações para cada caso.

    Para manter uma ingesta saudável é necessário que tanto para a preparação das refeições como para o consumo, a água seja potável (livre de microoganismos e substâncias químicas que possam comprometer a saúde). Para maior garantia, prefira a água fervida, filtrada ou mineral.

    Não espere sentir sede, faça do ato de beber água um habito saudável de vida.

    Referências:

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes