AchèAchè
    search
    Título

    Sente dor ao urinar? É hora de procurar um nefrologista!

    Cuidados e Bem-estar
    Infecção urinária

    Por

    A dor ao urinar, também conhecida como disúria, pode ser um sintoma angustiante que requer atenção médica. Esse desconforto pode variar desde uma leve sensação de queimação até uma dor intensa e pode ser acompanhada por outros sintomas, como pausas frequentes para urinar, urina turva ou sangue na urina. Para esclarecer suas dúvidas sobre a disúria, o Cuidados Pela Vida entrevistou o nefrologista Dr. Daniel Drumond. Confira!

    Sentir dor ao urinar pode ser algo sério? O que pode causar esse sintoma?


    Diversas patologias podem causar dor ao fazer xixi. A cistite aguda, ou
    infecção do trato urinário, costuma ser a mais comum entre as mulheres. Mas existem outras doenças cuja disúria pode estar relacionada, como: 

    – Uretrite (inflamação da uretra);
    vulvovaginite (inflamação da vagina e da vulva);
    – prostatite (inflamação da próstata).

    “Durante a consulta médica, através da anamnese, exame físico e exames complementares, o médico faz o diagnóstico e o tratamento adequado para cada caso.” Afirma Doutor Daniel.

    De que problemas trata o Nefrologista?


    A especialidade médica da Nefrologia dedica-se ao estudo e tratamento das doenças relacionadas ao sistema urinário, com ênfase nas condições que afetam os rins. Esse campo médico, abrange o diagnóstico e tratamento clínico de diversas patologias, como
    hipertensão arterial, infecções do trato urinário, cálculos renais (pedras no rim), doenças renais císticas e glomerulopatias, como as nefrites. Além disso, a Nefrologia é responsável pelo tratamento de injúria renal aguda e doença renal crônica, incluindo a Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplante Renal.

    Além da dor ao urinar, quais são os outros sinais de alerta para procurar um nefrologista?


    Além da dor ao fazer xixi, o Drº Daniel alerta para outros sintomas que servem como sinal de alerta para se procurar um nefrologista. Veja abaixo: 

    – Edema (inchaço);
    urina espumosa;
    – hematúria (sangramento na urina);
    – descontrole da pressão arterial;
    dor nas costas (região lombar unilateral, tipo cólica).

    Além desses, o especialista também cita a doença renal crônica (DRC) – uma condição silenciosa com sintomas que se manifestam somente quando chega ao seu estágio mais avançado. “Por isso, é tão importante procurar um nefrologista para uma avaliação anual de rotina, especialmente para aqueles pacientes que apresentam fatores de risco para a doença, tais como: idade acima de 40 anos, hipertensão, diabetes, obesidade, histórico familiar de DRC e tabagismo”, esclareceu.

    Quais cuidados todo mundo precisa tomar para evitar dores e outros problemas ao urinar?


    A dor ao urinar pode ser prevenida com algumas medidas importantes, porém muito simples de aplicar na rotina. Procure hidratar-se com frequência; não “segure” o xixi por muito tempo; use preservativos, mantenha a higiene adequada e lembre-se de
    urinar após relações sexuais. No caso de mulheres, mantenha as consultas regulares ao ginecologista

    Por fim, o tratamento das condições predisponentes que aumentam o risco de infecção urinária é fundamental. Isso inclui controlar de maneira adequada o diabetes, tratar cálculos renais, resolver problemas de constipação intestinal, corrigir alterações anatômicas na via urinária, entre outras medidas.

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes