Pessoas que vivem em áreas muito poluídas devem realizar a higiene nasal com maior frequência, pois as partículas estranhas que entram nas vias aéreas comprometem essas estruturas, aumentando o risco de alergias e infecções. A simples limpeza do nariz ajuda a evitar que essas complicações decorrentes da poluição ocorram.
“A poluição do ar compromete as vias aéreas pois as sujidades podem lesionar a mucosa das vias aéreas superiores e inferiores, favorecendo a manifestação de alergias respiratórias e infecções. Na somatória dos anos, frente ao contato com a poluição, isso pode ser um fator acelerador de doenças crônicas sistêmicas e malignas”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.
Poluição excessiva ultrapassa capacidade de filtração do nariz
O nariz é um excelente filtro, capaz de reter praticamente todas as partículas grandes que compõem a fumaça e em outros gases. Ou seja, em locais com nível controlado de poluição a função protetora do nariz ocorre de maneira adequada. Porém, em cidades muito poluídas essa capacidade de filtrar é superada, o que permite a entrada de partículas indesejadas.
O contato dos poluentes com as vias aéreas gera irritação e inchaço das mesmas, o que dificulta o fluxo de ar. Portanto, poluição também pode deixar o nariz entupido. Como o contato com os poluentes é inevitável, as pessoas que vivem em locais com muita poluição correm o risco de terem dificuldade constante para respirar.
Benefícios da higiene nasal para o nariz
Segundo o especialista, a higiene nasal com soluções salinas propicia a limpeza da mucosa, a fluidificação de secreções e o melhor funcionamento dos ciclos das células da mucosa nasal, estas que fazem a varredura das partículas estranhas. “Evita-se, assim, além de alergias e infecções, o ressecamento, e epistaxes (sangramento nasal)”.
Foto: Shutterstock