search
Título

Sair do banheiro após um banho quente pode causar dor de garganta?

Uncategorized

Por

Sair de um banho quente pode resultar em dor de garganta em função da mudança brusca de temperatura experimentada pelo corpo. O choque térmico torna o organismo mais vulnerável ao desenvolvimento de viroses e infecções na garganta, o que acaba resultando em irritação e dor.

Choque térmico pode causar dor de garganta indiretamente

“O choque térmico pode de forma indireta causar dor de garganta. A via aérea superior, que compreende o nariz e a garganta, precisa se adaptar ao ambiente frio para aquecer o ar que antes era quente e agora é frio. Com isso, o nariz tende a obstruir e a respiração se faz toda pela boca, o que gera dor de garganta”, explica o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Outra explicação para esse fenômeno é que quando há um choque térmico, os cílios que limpam a mucosa da boca param de funcionar, o que propicia a entrada de vírus e bactérias no organismo através da própria mucosa. Dessa forma, o indivíduo passa a ter o risco de desenvolver uma virose ou infecção na garganta, tendo a dor como um dos sintomas.

Tratando e prevenindo a dor de garganta

Para tratar esse tipo de dor de garganta, é preciso, naturalmente, evitar o choque térmico, em primeiro lugar. “Sair de um ambiente quente para um ambiente imediatamente frio definitivamente não é recomendado. Cuidar bem do nariz também é importante. O nariz que não está funcionando bem pode predispor à dor de garganta”.

Para prevenir a dor de garganta é importante beber bastante água, especialmente quem costuma respirar muito pela boca. Tal prática torna a garganta seca, o que inativa os cílios que impedem a entrada de vírus e bactérias no organismo. A umidade é realmente essencial nesse contexto, então a hidratação ajuda muito.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes