Você sabia que, para a maior parte das pessoas, o fluxo de ar que passa por cada uma das narinas não é o mesmo? Por ser bem pouco perceptível, essa diferença não provoca incômodos nem falta de ar e não surge porque o nariz está entupido. Sua verdadeira causa é a existência de um mecanismo do corpo que recebe o nome de ciclo nasal.
Ciclo nasal: sensação de respirar de um lado só
O ciclo nasal é a passagem alternada de ar pelas narinas. Essa variação pode causar a sensação de nariz entupido de um lado só.
“As fossas nasais apresentam um ciclo natural de congestão e descongestão alternantes em cada lado do nariz, a cada três ou quatro horas. Esse ciclo está presente em 80% das pessoas e pode provocar a sensação de menor fluxo de ar em uma das narinas, principalmente ao deitar”, explica a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli.
O mecanismo foi descrito inicialmente pelo médico alemão Richard Kayser, no fim do século XIX. A alternância entre as narinas acontece por causa da variação da predominância dos sistemas simpático e parassimpático e se modifica durante a gravidez e quando uma pessoa desenvolve uma infecção, como gripes e resfriados.
O nariz atua na filtração, no aquecimento e na umidificação do ar respirado. Uma das funções do ciclo nasal é evitar que essa passagem constante de ar resseque as narinas e facilite quadros infecciosos. “Alguns fatores, no entanto, podem alterá-lo, influenciando na respiração”, afirma Luísi. Sendo alguns deles:
- Idade;
- Postura;
- Exercícios físicos;
- Temperatura do ar;
- Fatores hormonais.
Congestão nasal unilateral
Quadros alérgicos, corpos estranhos, tumores e alterações anatômicas também podem provocar a sensação de nariz entupido em uma ou nas duas narinas. “Caso esta obstrução seja persistente, é indispensável a avaliação médica para identificar a natureza do problema e tratá-lo de forma adequada”, alerta Luísi. Para casos mais simples, a higiene nasal pode ajudar a desentupir o nariz.