AchèAchè
    search
    Título

    Reforço para a imunidade infantil pode ajudar a evitar problemas como a otite?

    Cuidados e Bem-estar
    Saúde Infantil

    Por

    A otite é um tipo de infecção de ouvido muito comum entre as crianças. O problema pode ser causado tanto por vírus quanto por bactérias e costuma provocar inflamação, dores e febre, além de afetar a audição. Será que reforçar a imunidade infantil pode ajudar a diminuir o número de infecções de ouvido ou até mesmo evitar esse e outros problemas? Confira!

    Boa imunidade diminui risco de infecções e outros problemas de saúde


    De acordo com a pediatra Fabiane Durão, adotar medidas para melhorar a imunidade infantil pode evitar a otite e qualquer outro tipo de infecção: “Quando a pessoa está com um bom equilíbrio na imunidade, fica menos suscetível a infecções”. 

    Isso significa dizer que, nesses casos, o sistema imunológico da criança está pronto para identificar o organismo invasor, capaz de provocar um problema de saúde, e iniciar a produção de anticorpos eficazes para combatê-lo, tornando, por exemplo, a otite mais branda ou até mesmo evitando o aparecimento de sintomas

    Como é possível melhorar a imunidade infantil?


    As medidas que ajudam a reforçar a imunidade infantil são aquelas que fazem parte de um estilo de vida saudável. “A
    melhor forma de manter a defesa do corpo adequada é uma boa alimentação, atividade física e sono restaurador”, afirma a imunologista Anete Grumach. Estimular a criança a ter uma alimentação balanceada e rica em vitamina D, ferro e zinco, por exemplo, é fundamental. 

    A prática de exercícios físicos regularmente, por sua vez, libera hormônios importantes para o funcionamento do sistema imune, como cortisol e adrenalina. No entanto, a imunologista alerta que deficiências específicas devem ser analisadas por um especialista para, depois, serem tratadas adequadamente. 

    Entenda por que infecções de ouvido são tão comuns na infância


    Segundo Dra. Fabiane, o motivo para a alta frequência da otite na infância é a anatomia: “A tuba auditiva das crianças é mais horizontalizada e curta. Sendo assim, é mais fácil que líquidos, como conteúdo gástrico e secreções nasais, subam e se alojem ou causem alguma oclusão ali, o que facilita o crescimento de bactérias que levam à otite”.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes