search
Título

Raspar a cabeça para disfarçar a calvície pode agravar o problema?

Uncategorized

Por

A calvície desenvolvida por causa da genética é chamada pelos médicos de alopecia androgenética. O problema começa a dar seus primeiros sinais na região das entradas e da coroa, mas conforme os anos passam, a queda do cabelo se faz notável também em outros pontos do couro cabeludo. Para disfarçar, muitos homens raspam os fios de uma vez, mas será que isso não acaba agravando a calvície?

 

Raspar a cabeça não influencia no crescimento do cabelo

 

“Raspar a cabeça para disfarçar a calvície não agrava o problema”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani. Trata-se de mais um mito sobre a condição, como o que diz que lavar o cabelo com frequência pode levar à calvície. Por outro lado, raspar os cabelos também não ajuda no crescimento dos fios, já que o ato não interfere no nascimento dos folículos capilares.
No entanto, quem deseja disfarçar a calvície pode recorrer a outras medidas. “Há cosméticos que podem aumentar o volume dos fios, disfarçando a rarefação, através de microfibras que se aderem aos fios instantaneamente. A cirurgia de implante capilar é uma maneira de disfarce permanente, já que não trata o processo da calvície, mas cobre permanentemente a rarefação”, diz a médica.

 

Tratamento com medicações para calvície retarda a queda de cabelo

 

Quem deseja ir além do disfarce pode procurar um dermatologista: a calvície tem tratamento, especialmente para quem ainda está começando a perder o cabelo. “Há medicamentos tópicos e sistêmicos para o tratamento, freando o processo, podendo recuperar alguns fios”, explica a especialista. Os resultados começam a surgir a partir de dois ou quatro meses de uso da medicação, mas é importante conversar com seu dermatologista, que vai explicar detalhadamente o processo.
Além disso, Vanessa também aconselha a diminuir a inflamação geral do corpo, que acelera o processo de inflamação do couro cabeludo, o que ajudaria a frear o avanço da calvície. Entre as medidas recomendadas estão manter uma alimentação adequada, praticar exercícios físicos regularmente, além de reduzir o estresse e a ansiedade do dia a dia.

 

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes