search
    Título

    Os sinais da calvície podem aparecer antes dos 20 anos de idade?

    Cabelo
    Pele e Beleza

    Por Dra. Marcela Benez

    31 de agosto de 2018

    A alopecia androgenética é um nome complicado para um problema que afeta muita gente ao redor do mundo: a calvície. Apesar de a queda de cabelo intensa também atingir as mulheres, a doença é muito mais comum entre os homens. Geralmente, ela aparece a partir dos 20 anos de idade, mas pode surgir mais tarde, por volta dos 50 anos.

    Calvície pode dar seus primeiros sinais ao fim da puberdade


    No entanto, há casos em que a calvície começa a se manifestar antes mesmo do homem chegar a essa faixa etária. “Os sinais da calvície podem aparecer antes dos 20 anos de idade, principalmente em homens.
    Pode começar após a puberdade, geralmente, devido à herança genética”, afirma a dermatologista Marcela Benez.

    Os primeiros sinais costumam ser a diminuição do volume capilar ou a perda de cabelo, especialmente nas entradas e na coroa da cabeça, onde fica o chamado redemoinho. “Com a progressão da doença, os cabelos vão ficando mais finos e curtos, surgindo áreas de falhas e, posteriormente, a calvície”, explica a profissional.

    Tratamento para calvície ajuda a retardar a queda de cabelo


    Se a calvície for uma forte preocupação, é importante procurar um dermatologista ao se aproximar dos 20 anos de idade. O especialista pode avaliar se já há uma queda mais intensa dos fios que justifique o início do tratamento. Como a
    doença é determinada, principalmente, pela genética, não existem formas específicas de prevenção.

    Entretanto, procurando um profissional precocemente, o tratamento pode frear o avanço da calvície. “Dependendo do grau de acometimento da alopecia androgenética, recomenda-se fazer uso de medicamentos que diminuem os efeitos do hormônio masculino nos folículos onde são produzidos os cabelos, além de medicamentos, vitaminas e procedimentos que estimulam o crescimento do cabelo”, conclui a médica.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    cabelo
    pele
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes