A calvície é uma doença genética e a melhor forma de evitá-la é iniciar o tratamento precocemente, o que ajuda a retardar seu aparecimento e a promover uma melhora clínica moderada. Para que o processo dê certo, é importante ficar de olho nos primeiros sinais que indicam uma queda de cabelo mais intensa.
Excesso de cabelo na cama e no travesseiro é sinal da calvície
Um desses sinais são as “entradas”. “A rarefação de cabelos na região frontal do couro cabeludo com aumento da queda é um sinal da calvície conhecido popularmente como entradas. Além disso, o paciente irá perceber mais cabelos no travesseiro ou no banho, indicando a intensificação da perda capilar”, destaca a dermatologista Kaliandra Cainelli.
De acordo com a médica, os sinais podem aparecer já a partir dos 17 anos, embora a maioria dos casos se inicie por volta dos 35 ou 40 anos de idade. Ao notar uma queda maior, é importante evitar estresse excessivo, cigarros, álcool e anabolizantes, assim como se alimentar adequadamente e manter os cabelos sempre limpos.
É possível tratar a queda de cabelo com remédios?
Outra medida necessária é se consultar com um dermatologista. “O médico irá auxiliar, fazendo o diagnóstico por meio de exames clínicos e laboratoriais e de outros métodos diagnósticos, como o tricograma e a videotricoscopia, para definir a alopecia e se não há outras causas associadas”, explica Dra. Kaliandra. Depois, serão recomendadas medicações específicas para reduzir a queda e preservar os folículos capilares ainda viáveis.
“Os principais tratamentos são o uso de minoxidil tópico, um vasodilatador que aumenta a circulação sanguínea no folículo piloso, reduzindo a queda, e o uso de finasterida oral, que atua no principal fator da alopecia androgenética”, acrescenta. Hoje, estão disponíveis também tratamentos com uso de led, microagulhamento e mesoterapia, que têm exibido resultados promissores no retardamento da queda dos cabelos.
Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela Unirio, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – www.kaliandra.com.br
Foto: Shutterstock