Minoxidil: Quais as vantagens do tratamento tópico em comparação ao oral?


  • +A
  • -A

Há alguns anos, a calvície (ou alopecia, no termo médico) era algo inevitável para muitos homens e até para algumas mulheres. Hoje, no entanto, existem diversos tratamentos voltados para combater a queda de cabelos. Uma importante substância para o tratamento é o minoxidil, vasodilatador utilizado inicialmente para controle da hipertensão arterial, mas que tem mostrado resultados positivos no tratamento da alopecia.

Como o minoxidil atua no couro cabeludo?


“O medicamento é utilizado na calvície porque promove a multiplicação das células do folículo piloso por meio do aumento da circulação sanguínea e da oxigenação”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli. Esse folículo é responsável pela produção e crescimento dos fios.

O minoxidil pode ser encontrado tanto para o consumo tópico quanto oral, mas o primeiro apresenta vantagens. “Os efeitos adversos são aumento de pelos em algumas áreas ou até de forma difusa, mas o tratamento tópico tem menos efeitos adversos associados”, explica a especialista. Isso significa que o uso tópico permite que os pelos cresçam apenas nas partes em que foi detectada a calvície e que incomodam o paciente, além de evitar efeitos indesejados, como impotência, comuns em medicamentos contra a calvície via oral.

Como potencializar os efeitos do minoxidil?


De acordo com Kaliandra, o minoxidil tópico é indicado principalmente para homens com menos de 40 anos com alopecia recente. A dermatologista recomenda a aplicação da substância, na forma de loção, no couro cabeludo por duas vezes ao dia. O uso deve ser contínuo, já que a interrupção pode provocar o retorno da queda capilar.

É importante se consultar com um especialista antes de iniciar o uso de qualquer substância ou produto para que sejam avaliadas as melhores opções de tratamento para cada caso. A médica cita que podem ser aplicados lasers, radiofrequência fracionada e microagulhamentos, em associação ao minoxidil, para estimular o crescimento capilar e obter resultados ainda mais satisfatórios.

Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela Unirio, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – www.kaliandra.com.br

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Kaliandra Cainelli

Dra. Kaliandra Cainelli

Dermatologia

CRM: 80153-4 / RJ

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "Minoxidil: Quais as vantagens do tratamento tópico em comparação ao oral?"

Ezequiel

Quantos meses pra obter resultados ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ezequiel. O tempo pode variar de acordo com cada pessoa. São necessários no mínimo dois meses de aplicação, duas vezes ao dia, para que se evidencie o crescimento capilar esperado.
Abraços

Walter Torres

Bom dia, quando era bêbê,cerca de 8 a 10 meses tive catapora e meu pai preocupado com aquelas pequeninas feridas passava o pente fino para desgrudar do cabelo, com isso retirava alguns fios que ainda era muito pequeno, a medida que crescia, naqueles lugares onde ele tirava as cascas da ferida da minha cabeça , ficaram cicatrizes no couro.Minha pergunta é se começar a usar o Pant nessas regiões pode ainda vir a nascer cabelo?Grato.

Leduino José Gonçalves

Eu já fiz um transplante de cabelo com o Dr. Massimo Cesana que é um excelente médico dois transplantes tenho meus cabelos de volta. Bons novamente falta apenas uma cirurgia para terminar. Ok

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leduino, bom saber que está satisfeito com o transplante. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Até a próxima.

Vander

Por quanto tempo/anos tenho que usar Minoxidil para obter o resultado esperado?

Valdineis Silva dos Santos

Eu,vou fc sem cabelo.socorro.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Valdineis, as causas da queda de cabelo podem ser as mais variadas possíveis. É fundamental se consultar com um dermatologista competente, para que ele possa determinar exatamente a causa da queda capilar e, assim, indicar o tratamento mais adequado. Até a próxima.

Cecilia

Sou mulher, tenho 60 anos e vejo muita queda de cabelo. As ” entradas ” estão mais evidentes. Posso passar Minoxidil ou Amoxidil?Nas sobrancelhas pode se passar?Ceciliaheb@gmail.com

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cecilia, antes de inciar o uso de qualquer medicamento é importante e indispensável que você procure um dermatologista para que ela possa te indicar o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Eu estou usando o Panter Spray (Minoxidil) pescrito pela minha Dermatologista: Anny Cristhina aproximadamente 21 dias e acho que estar surtindo efeito espero que no prazo de 2 meses venha a ter o resultado desejado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, para obter bons resultados em qualquer tratamento é imprescindível seguir todas as orientações médicas sem exceção. Continue usando o medicamento prescrito de forma correta para obter resultados benéficos. Até a próxima.

Bruno

Minha dermatologista me indicou o uso diário de apenas uma aplicação. O resultado não terá efeito ou será mais demorado?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bruno, o tratamento indicado pelo seu médico deve ser seguido com bastante respeito e responsabilidade, pois cada paciente possui sua particularidade e o tratamento pode variar de cada para cada um. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Regina

Bom dia fui diagnosticadocom alopecia fiquei muito triste pois foi causada por estresse estou em tratamento a mais de um ano! Ainda vou ter os meu cabelos de volta?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Regina. É importante que esclareça essa questão com o médico com quem faz seu tratamento e conhece seu histórico. Torcemos por sua completa melhora. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.