As veias dilatadas e tortuosas causadas por problemas na circulação sanguínea são classificadas como varizes. É uma doença extremamente comum, que afeta cerca de 38% dos brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). As varizes nas pernas são as mais observadas, especialmente em trabalhadores que passam muitas horas sentados ou em pé.
Varizes podem causar incômodos estéticos e sensoriais – já que inchaço, sensação de peso, ardência e queimação são sintomas relacionados -, mas também podem surgir outras complicações. Afinal, varizes causam manchas escuras e outros problemas de pele? Conversamos com a cirurgiã vascular Lethicia Mesquita para tirar essas dúvidas. Confira!
A relação entre varizes e problemas de pele
É importante entender que as varizes em si não são problemas de pele, mas, a longo prazo, a falta de tratamento pode resultar em complicações cutâneas. É comum que surjam manchas escuras na pele e mudanças de textura no local com varizes. Isso deixa a pele mais fragilizada e até com perda de sensibilidade.
Dra. Lethicia explica: ”À medida que a doença venosa se agrava, pode ocorrer escurecimento da pele, conhecido como dermatite ocre, e até mesmo surgimento de úlceras venosas”. Essas alterações podem prejudicar a qualidade de vida dos pacientes. ”Também podem ocorrer trombose e inflamação das varizes, conhecida como tromboflebite. Em outros casos, pode acontecer sangramento das varizes (varicorragia)”, acrescentou a cirurgiã vascular.
O tratamento de varizes pode evitar úlceras venosas e dermatite ocre
Fazer o tratamento de varizes e vasinhos é a melhor forma de evitar complicações. ”Pacientes com varizes devem utilizar meia elástica diariamente, evitar ficar longos períodos em pé e evitar ganhar peso. A prática de atividade física é recomendada”, informa a especialista.
Caso os problemas na pele, como manchas escuras, dermatite ocre e úlceras venosas, já tenham se manifestado, é preciso iniciar um tratamento dermatológico para acompanhar essas questões. Procure um médico ao notar coceira, pele esbranquiçada, lesões, liberação de pus e manchas escuras na pele (hiperpigmentação).
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV): https://sbacv.org.br/imprensa/estimativas/