Varizes: Principais causas, riscos e como funciona o tratamento para o problema
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho /
- Dr. Carlos Peixoto /
- Dr. Breno Caiafa
- +A
- -A
As varizes são veias localizadas logo abaixo da pele e que se tornam tortas e dilatadas devido ao acúmulo de sangue e surgem principalmente nas pernas e nos pés. segundo o Ministério da Saúde. O problema deve ser tratado não apenas pela questão estética, já que fica visível na pele, mas pelo desconforto sentido pelos pacientes e pelos riscos à saúde, já que fazem parte de uma doença complexa chamada insuficiência venosa crônica. As varizes nas pernas são as mais comuns e geralmente estão associadas a dor e desconforto na região, especialmente no fim do dia. No entanto, o que causa o problema? O que são varizes? Os angiologistas Dr. Jayme Ramos, Dr. Breno Caiafa e o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, Dr. Carlos Peixoto, ajudam a responder
Sintomas das varizes
As varizes trazem uma série de sintomas, alguns deles visíveis, outros não. O principal sinal é a presença de veias inchadas, aparentes pela pele, geralmente nas pernas, que podem se tornar ainda mais inchadas e propensas a rupturas se a doença não for controlada.
Outros sintomas são: ardência, dores, câimbras, dormência, sensação de peso e inchaço nas pernas, especialmente ao fim do dia. Alguns pacientes sentem dores mais intensas e sofrem mudanças na tonalidade da pele.
Em casos mais graves, a pele pode se tornar seca e com um aspecto esticado, um processo conhecido como dermatite de estase. “Esta dermatite se caracteriza por um espessamento da pele associada à escamação, erosão e perda de líquidos pelos poros. Nesta fase, a pele se torna vulnerável, facilitando a invasão da mesma por bactérias e o desenvolvimento de infecções, como erisipela e celulite”, explica o angiologista Breno Caiafa. Caso perceba estes sintomas, procure um médico imediatamente, que pode apontar o melhor caminho para o tratamento.
O que causa varizes?
Existem várias causas para o surgimento das varizes, mas as principais são apontadas pelo Dr. Carlos Peixoto: vida sedentária, história familiar, uso de hormônios, sobrepeso, multiparidade e trabalhar muitas horas com as pernas para baixo.
É possível perceber também uma piora no quadro de varizes durante os meses mais quentes do ano, devido à dilatação das veias causada pela exposição ao calor. Além disso, fatores hormonais tornam as mulheres mais propensas ao desenvolvimento das varizes do que os homens e os sintomas podem ser intensos em gestantes e durante o período menstrual.
O uso de roupas apertadas, apesar de ser muitas vezes indicado como um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença, não é tão relevante. “A roupa teria que ser muito apertada e usada continuamente para influenciar de alguma maneira no desenvolvimento da doença”, afirma o angiologista Jayme Ramos. “E mesmo assim estaríamos falando de roupas com efeito semelhante às de antigamente, como aquelas cintas abdominais. Se estamos falando de calças e afins, então a resposta é que não contribuem para o aparecimento de doença varicosa”.
Sem tratamento, varizes podem gerar complicações
As varizes oferecem riscos à saúde e, quando não são tratadas, podem dar origem a outros problemas, como explica Carlos Peixoto: “As principais complicações e que apresentam maior risco são as flebites, as tromboses, as manchas nas pernas e as feridas (úlceras)“.
A tromboflebite superficial, também chamada de trombose venosa superficial, é uma condição caracterizada pela presença de um trombo coágulo em uma veia superficial, acompanhada pela ação inflamatória da parede da veia e dos tecidos adjacentes.
As veias varicosas apresentam alterações morfológicas em suas paredes que predispõem à formação de coágulos. Além disso, as flebites podem piorar o quadro de varizes porque se apresentam de forma aguda e dolorosa. O mais indicado nesses casos é a retirada do segmento afetado por meio de um procedimento cirúrgico.
Tratamento para varizes envolve medicamentos e mudança de hábitos
De acordo com Peixoto, existem dois tipos de tratamento para as varizes, o clínico e o invasivo: “No clínico, utilizamos medicamentos e compressão elástica e, no invasivo, escleroterapia, laser, endolaser, espuma densa, radiofrequência, microcirurgia e cirurgia radical com a retirada da veia safena”.
Os casos menos graves, com varizes superficiais, podem ser combatidos apenas com o tratamento clínico e hábitos que podem ser adotados no dia a dia, como a prática de exercícios físicos, perda de peso, evitar permanecer sentado ou de pé por muito tempo e evitar o uso de roupas muito apertadas. Já os casos mais graves, com varizes profundas, poderão necessitar de medidas invasivas, que serão determinadas por um especialista.
Foto: Shutterstock
Dados do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/247_varizes.html
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho
Angiologia
CRM: 52663859 / RJ
-
Dr. Carlos Peixoto
Angiologia
CRM: 52-30863-5 / RJ
-
Dr. Breno Caiafa
Angiologia
CRM: 52-56556-8 / RJ
- 48 comentários para "Varizes: Principais causas, riscos e como funciona o tratamento para o problema"
-
Catarina Leite José Mansur
Sofro de varizes e a minha perna esquerda, então, está tomada delas. Estou passando um creme receitado por um médico e gostaria de saber se é esse creme que vocês recomendam. Muito bom saber que existe um tratamento menos agressivo para as varizes.
-
Andreia
Gostei de saber que existe esse tratamento para as varizes, eu também tenho muitas nas duas pernas, e sinto muitas dores. O que devo usar?
-
Gabrielli vitoria
Ola sofro com varizes tenho nas duas pernas …estou em busca de tratamento a minha nao e hereditária ….quero tirar elas pq sou muita nova tenho apenas 18 anos as consequência disso para mim e a estética e a saúde …essas dicas estão me ajudando muito ate eu passar por um tratamento
-
Verusca Pinotti
Sinto muita dor na sola dos pés pela manhã, logo que coloco os pés no chão. Me disseram que pode ser causada por varizes, mas, como não tenho varizes aparentes, gostaria de saber se há está possibilidade.Obrigada!
-
marli costa
tenho varizes a muitos anos sou obesa e vou fazer a cirurgia bariatrica meu medico vascular falou q isso nao impede minha cirurgia desde q tomen os devidos procedimentos de prevencao de trombose isso realmente e verdade ?
-
Eduarda
Poxa moço eu só tenho 15 anos e já tenho isso
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Eduarda, existem várias causas para o surgimento das varizes, mas as principais são apontadas pelo presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, Carlos Peixoto: vida sedentária, história familiar, uso de hormônios, sobrepeso, multiparidade e trabalhar muitas horas com as pernas para baixo. Realize uma consulta com o angiologista para que ele possa avaliar o seu caso e indicar a conduta adequada. Abraços.
-
Rita Soares
No decorrer de 10 anos fiz quatro cirurgia e me arrependi pois antes era estética. Agora sinto dores, minha perna e meus pés incham, fiquei com marcas e ainda tenho que tomar uma injeção por semana, para evitar o inchaço. Eu acho que a pessoa tem que fazer atividade, se alimentar bem e seguir o recomendado pelo médico antes de qualquer cirurgia.
-
Deise
Olá minha mãe fez a aplicação de espuma em uma das pernas, mas desde da aplicação que já fazem quase dois anos ela sente dores todos os dias e as duas pernas ficam inchadas isso é normal?
-
Ivone
Eu tenho muita dor na batata da perna,ultimamente não consigo anda 300 metros começa doer tanto que preciso anda bem de vagar sinao eu acabo caindo.A dor é insuportável. Remédio pra infequicao já não está ajudando.Oque pode ser feito obrigada
-
Creusa Moreira
adorei a matéria,pois tenho varizes, não sabia que era tão, serio,até ontem à noite quando fiz um pequeno ferimento em uma dessas varizes, e sangrou muito tive que procurar a unidade de saúde, foi então que a medica que me atendeu um amor de pessoa me falou da gravidade do problema me recitou daflom 500mg e me encaminhou p acompanhamento no posto do meu bairro estou muito assustada.
-
Veridiana Rodrigues
Oi boa eu sofre bastante com a varizes na pernas sinto muito dor é horrível mal consigo caminhar
-
Michele
Olá , tenho uma veia bem calibrosa, parece varizes em cima dos pés, é verdade que por ser retorno venoso não pode retirar em cirurgia?
-
SEILA MARIA
fiz a escleroterapia e apareceu mais alem das que tinham, agora estou apavorada não quero mais tentar fazer a segunda aplicação. o medico disse que esta receioso mais disse para eu voltar e fazer a de espuma! por favor me esclarecem se esses aparecimentos nas escleroterapia é comum?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Seila, infelizmente não há como mudar a tendência da pessoa de desenvolver as varizes. Por mais que a pessoa trate o problema, seja com cirurgia ou escleroterapia, as veias que estão saudáveis podem virar varizes no futuro caso os fatores de risco para o aparecimento da doença não seja tratado. Converse com o seu médico e siga todas as recomendações passadas por ele. Abraços.
-
Filipe
Se a pessoa fica muito em pé vira trombose ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Filipe, Pessoas com varizes possuem mais risco de desenvolver trombose, pois a dilatação que forma as veias varicosas dificulta o fluxo sanguíneo, o que favorece a coagulação.Para auxilio deve-se utilizar medicamentos específicos e lançar mão de alguns cuidados simples para o dia a dia. Dentre estes, vale evitar o sobrepeso, praticar exercícios físicos, evitar ficar com as pernas paradas.Abraços
-
Edson
Olá, estou em duvida se devi fazer a cirurgia ou não. Fui ao médico e ele me disse que preciso fazer nas duas pernas. Eu não sinto dores nenhuma, é só estética mesmo. Estou com medo de fazer a cirurgia e depois eu começar a ter problemas com dores e inchaço como eu vi em muitos comentários aqui acima.
-
Margareth
Eu tenho bastante varizes e micro varizes.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Margareth. As varizes são veias que se deformaram e incharam devido a problemas na circulação sanguínea. Elas nem sempre se resumem a questões estéticas, podendo ser, na verdade, um problema de saúde que requer cuidados médicos. Um dos sintomas da doença é a sensação de queimação nas pernas, um dos locais mais afetados pelas varizes. Até breve.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.