Varizes: Que medidas ajudam a diminuir o inchaço das pernas?

  • +A
  • -A

As medidas que ajudam a diminuir o inchaço das pernas em um quadro de varizes são as mesmas indicadas para o controle dos demais sintomas envolvidos. O tratamento completo das varizes abrange praticamente todos os incômodos associados ao problema. Quando o paciente segue o tratamento com rigor, as chances de sucesso são bem grandes.  

Principais medidas para controlar os sintomas das varizes


“Algumas medidas que ajudam a diminuir o edema das pernas são: uso de meias de compressão,
prática de atividades físicas, evitar obesidade e uso de medicamentos venotônicos quando necessário. Essas medidas também servem para controlar outros sintomas das varizes”, informa o angiologista Jayme Ramos de Almeida Filho.

Além do inchaço das pernas, o paciente com varizes costuma sofrer com dores, sensação de peso, coceira e formigamento nas pernas, escurecimento da pele e presença de vasos sanguíneos dilatados e escuros. Por outro lado, também é possível que o indivíduo esteja com varizes mas não manifeste sintomas muito aparentes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, para prevenir e tratar as varizes, o paciente também deve evitar fumar, evitar uso de hormônios anticoncepcionais, apostar em uma dieta rica em fibras para evitar constipação intestinal, não permanecer muito tempo parado, seja em pé ou sentado, e não usar cintas abdominais apertadas. 

Tratamento medicamentoso


O tratamento medicamentoso também é muito importante, principalmente nos casos em que a doença já ultrapassou o estágio inicial. Estes remédios
facilitam a circulação sanguínea, o que diminui as chances do sangue não conseguir subir de volta ao coração, acumulando-se nos membros inferiores. A formação e intensificação das varizes se devem a esse fenômeno.  

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular:

https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Varizes: Que medidas ajudam a diminuir o inchaço das pernas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.