Quais os grupos de maior risco para desenvolverem varizes?

  • +A
  • -A

As varizes dos membros inferiores podem se manifestar em pessoas de faixas etárias variadas, mas são mais comuns em indivíduos de idade avançada. Além disso, alguns grupos específicos são considerados mais vulneráveis ao desenvolvimento da doença. Indivíduos sedentários e muito acima do peso, por exemplo, contam com risco aumentado de sofrer com o problema.

Mulheres têm mais riscos de desenvolver varizes do que homens


“Os grupos de maior
risco para desenvolverem varizes dos membros inferiores são as mulheres, pessoas sedentárias e acima do peso, além daquelas com histórico familiar da doença”, afirma o angiologista Rodrigo Fukushima. “A hereditariedade é um dos fatores mais importantes quando falamos de varizes. Por isso, o grupo de pacientes que apresenta histórico familiar da doença deve ser monitorizado desde cedo”, orienta o médico.

Segundo o especialista, as mulheres são acometidas até seis vezes mais do que os homens. Isso se deve muito aos fatores hormonais femininos, mas também ao fato de grande parte das mulheres fazerem uso de hormônios ao longo da vida, seja como método contraceptivo, seja como reposição na menopausa. A gestação é outro fator relevante para a maior prevalência de varizes nas mulheres. 

“A gestação é um importante fator de risco para o desenvolvimento das varizes, muito por conta das alterações hormonais, da retenção de líquidos, do ganho de peso e pelo aumento do volume abdominal comum ao período”, informa Fukushima. De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), é indicado que as grávidas utilizem meias elásticas sistematicamente, a fim de evitar varizes.

Efeitos de obesidade e sedentarismo na circulação venosa


A obesidade e o sedentarismo, por sua vez, são considerados fatores de risco
importantes para o quadro de varizes pois prejudicam a circulação venosa. Isso implica em dificuldade para que o sangue retorne ao coração. Como consequência, ocorre o inchaço dos membros inferiores. “Ao longo do tempo, estes fatores aumentam o risco de desenvolvimento de varizes”, conclui o angiologista. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV):

https://sbacv.org.br/varizes/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais os grupos de maior risco para desenvolverem varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.