AchèAchè
    search
    Título

    Quem tem varizes pode fazer agachamento? Existem exercícios físicos proibidos?

    Pele e Beleza
    Varizes

    Por Dr. Lucas Rodrigues

    31 de outubro de 2022

    Ter varizes é algo bastante comum, mas nem por isso a doença deixa de ser desconfortável, já que além da aparência incômoda, os vasos dilatados podem ser extremamente dolorosos. Com medo de piorar esse quadro, muita gente acaba não praticando alguns tipos de exercício físico, como os agachamentos. Mas, será que eles realmente são prejudiciais para quem sofre com a doença? Quais atividades físicas devem ser evitadas por quem tem varizes? Para responder essas perguntas, consultamos o cirurgião vascular Lucas Rodrigues. Confira! 

    Atividades intensas podem ser um risco para varizes nas pernas

     

    O agachamento é um exercício muito popular nas academias por garantir um bom resultado na definição de glúteos e pernas. De acordo com o cirurgião vascular, quem tem varizes pode aproveitar seus benefícios sem qualquer temor, já que sua prática não gera prejuízos, ao contrário do que muitas pessoas pensam. “O exercício em si não causa nenhum problema.  O agachamento, feito de forma correta, com o peso ideal e o movimento certo até ajuda quem sofre com varizes”, diz Dr. Rodrigues. 

    Os exercícios que prejudicam as varizes, segundo o médico, na verdade, são os praticados com uma intensidade exagerada: “É muito raro alguma atividade prejudicar as varizes. Os exercícios a serem evitados são os muito intensos: pedalar muitos quilômetros, correr maratonas, halterofilistas que carregam muito peso de forma frequente. Tudo isso é contraindicado. Essa intensidade pode causar não só um aumento de varizes, mas também de hemorroida, de hérnia inguinal e umbilical”. 

    Exercícios para varizes: veja quais ajudam no tratamento da doença

     

    Se você já faz tratamento de varizes, provavelmente já sabe que praticar atividades físicas (incluindo o agachamento!) pode fazer uma grande diferença na evolução da doença. “Qualquer atividade física bem feita e sem exageros ajuda, porque além de melhorar a condição cardiovascular do paciente, a contração muscular melhora o fluxo venoso e diminui a pressão dentro das veias, o que reduz as chances de dilatar ainda mais as varizes ou de formar novas varizes”, comenta o cirurgião vascular. 

    Com relação aos melhores exercícios para combater o mal-estar das varizes, Dr. Rodrigues aponta que as opções são muito amplas. “Excluindo os de alto rendimento, todos os exercícios são muito indicados. O mais importante é que eles sejam feitos com frequência. Fazer uma ou duas vezes por semana não vai ajudar tanto. Alguns estudos sugerem que a atividade na água auxilia melhor o fluxo venoso. Outros indicam a corrida de forma leve a moderada e outros indicam a própria academia, mas todos eles são recomendados. O mais importante é fazer com orientação, movimento e carga adequados”, finaliza o médico. 

    Tags
    circulação
    exercícios físicos
    varizes
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes