AchèAchè
    search
    Título

    Quem tem osteoartrite corre mais riscos de sofrer lesões nos joelhos?

    Doenças dos Ossos

    Por

    O diagnóstico da osteoartrite, doença que provoca o desgaste da cartilagem articular, gera algumas alterações na rotina de uma pessoa. É preciso, por exemplo, tomar cuidado com o sobrepeso e evitar carregar objetos muito pesados. Outro ponto que muda é uma atenção maior à saúde dos joelhos, já que a doença traz um risco maior de lesões nessa parte do corpo. 

    Osteoartrite favorece lesões nos joelhos

    “Como na osteoartrite ocorre a degeneração da cartilagem e instabilidade articular, outras estruturas do joelho, como menisco, ligamentos e tendões, podem sofrer maior sobrecarga e podem sofrer mais lesões”, afirma a reumatologista Catia Minami. 

    Vale lembrar que todas essas estruturas encontradas nos joelhos são fundamentais para a movimentação do corpo. Uma lesão em uma delas, além de provocar dor, é capaz de acelerar o desgaste da cartilagem articular, piorando o quadro de osteoartrite. 

    Por outro lado, segundo a médica, a ocorrência de lesões prévias no menisco, nos ligamentos e nos tendões, ou seja, antes do surgimento da osteoartrite, também pode favorecer o desenvolvimento da doença

    Saiba como se prevenir de lesões nos joelhos

    De acordo com a reumatologista, a melhor forma de evitar as lesões nos joelhos é entender a necessidade de fazer o tratamento contra osteoartrite corretamente. “A educação do paciente sobre a doença, mostrando a importância das medidas não farmacológicas, é a principal arma para evitar a evolução da doença e, consequentemente, prevenir as lesões secundárias no joelho”, explica Dra. Catia. 

    O tratamento deve abranger a perda de peso, a diminuição da sobrecarga articular e a prática de exercícios físicos sem impacto para melhorar o desempenho funcional da articulação. Entre os exercícios, podem ser citados o fortalecimento muscular e os alongamentos. O uso de joelheiras e de medicações prescritas por um especialista também ajudam. 

    Foto: Getty Images

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes