AchèAchè
    search
    Título

    Quanto tempo costuma durar o tratamento da osteoartrite?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoartrite é uma doença crônica que exige tratamento contínuo. Portanto, é essencial que o paciente esteja consciente e engajado neste processo. A duração do tratamento vai sempre depender de diversos fatores e da avaliação do médico, então é difícil estabelecer isso precisamente. Pode durar apenas alguns meses ou então a vida inteira.

    “Não há um período pré-determinado para o tratamento da osteoartrite. Depende das condições do paciente e do grau da doença”, afirma a reumatologista Regina Ferreira. O diagnóstico é muito importante nesse sentido, pois quanto mais cedo for realizado, menor tende a ser o desgaste da cartilagem. Assim, as chances de tratar o problema com êxito e mais rápido aumentam.  

    Fatores que podem acelerar ou retardar o tratamento da osteoartrite


    A adoção ou não das medidas recomendadas do tratamento e a qualidade com que o paciente realiza o que lhe é pedido ajudam também a definir se o tratamento será mais rápido ou mais lento. “
    O fortalecimento da musculatura envolvida com a articulação em objeto pode auxiliar no tratamento. Já a sarcopenia (perda de massa e força muscular com a idade) pode retardar o tratamento”, informa a especialista.

    Os exercícios são essenciais para o tratamento pois ajudam na perda de peso e no fortalecimento muscular e articular. Dessa forma, os ossos e a cartilagem ficam mais protegidos durante os movimentos. A dieta também tem o mesmo objetivo de evitar o sobrepeso, que definitivamente é um fator que piora o quadro de osteoartrite.

    Tratamento medicamentoso é crucial


    Em paralelo a isso tudo deve haver também o tratamento com remédios, que é crucial para
    regenerar a cartilagem, diminuindo a dor e a limitação dos movimentos. “O objetivo do tratamento da osteoartrite é dar qualidade de vida ao paciente, prevenir quedas, reintegrá-lo à sociedade e melhorar a condução em atividades diárias”, finaliza a médica.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes