AchèAchè
    search
    Título

    Osteoartrite: Quais articulações são mais afetadas pelo sobrepeso?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoartrite, anteriormente conhecida como artrose, é uma doença articular degenerativa que se caracteriza pela alteração funcional da articulação sinovial, comprometendo o movimento e a estabilidade do corpo. Quadris, ombros, coluna, mãos e joelhos são as áreas mais afetadas pela doença que gera inchaço, dores fortes e rigidez. 

    Joelhos e articulações dos membros inferiores são os mais afetados


    De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o sobrepeso pode contribuir para agravar ainda mais o quadro, principalmente nos membros inferiores. Isso acontece porque as juntas são atingidas diretamente pelo peso do corpo, o que pode
    contribuir para a intensificação do desgaste das cartilagens que protegem os ossos. Esse tecido articular, uma vez deteriorado, pode ocasionar traumas e alterações ósseas.

    A reumatologista Surian Ribeiro afirma que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolvimento de osteoartrite principalmente nos joelhos, mas também pode elevar o risco da doença em áreas como os quadris e as mãos. “O mau-alinhamento dos joelhos, as lesões dos meniscos, as lesões dos ligamentos dos joelhos e o formato anormal do quadril durante a infância também geram destruição da cartilagem da articulação e contribuem para o desenvolvimento de osteoartrite”, explica a médica.

    Sedentarismo é um fator de risco para osteoartrite


    Nesses casos,
    o sedentarismo é o maior vilão para o tratamento. A SBR enfatiza que a prática de exercícios físicos moderados é uma forma tanto de tratar quanto de prevenir a osteoartrite. As atividades mais recomendadas são as que não forcem as juntas e que possibilitem o aumento de estabilidade e resistência, como o pilates, bicicleta e exercícios feitos na água, como natação e hidroginástica.

    Antes de começar as atividades físicas é fundamental procurar a ajuda de um profissional ortopedista ou reumatologista, porque exercícios feitos sem orientação podem fazer o quadro avançar. Um treinamento mais intenso e excessivo pode ultrapassar a capacidade de absorção de impacto das articulações e provocar traumas, lesões e acelerar o desgaste da cartilagem.


    Dados da
    Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes