AchèAchè
    search
    Título

    Quedas na imunidade podem ser mais problemáticas durante o inverno?

    Uncategorized

    Por

    É comum perceber um aumento dos casos de queda de imunidade durante o inverno, o que faz com que se pense que a estação seja causadora de tal problema. Porém, essa associação direta não procede. De acordo com a imunologista Anete Grumach, o inverno não causa queda da imunidade, mas há fatores que contribuem para o aumento de casos de baixa imunidade no período. 

    Inverno e imunidade


    “Por mais que o inverno não cause queda na imunidade, há doenças que se manifestam de forma sazonal. Nesse sentido,
    a gripe é mais frequente no inverno e também no outono. Um indivíduo (incluindo crianças)  com problemas imunológicos pode desenvolver quadros mais frequentes e intensos neste período”, afirma a especialista.

    Além disso, durante o inverno as crianças e adultos permanecem mais confinados, o que permite que os vírus sejam transmitidos com maior facilidade, devido ao contato com as vias aéreas. Por isso, é fundamental neste período estar em ambientes bastante arejados, com as janelas abertas, o máximo possível.   

    “Algumas infecções virais causam um período transitório, passageiro, de diminuição da imunidade e permitem infecção secundária por bactérias. Também por isso é importante lembrar que há vacinas que podem ser aplicadas sem risco para as crianças e que protegem contra vários vírus da gripe, influenza, etc”, informa a profissional.

    Medidas de tratamento


    Para
    evitar queda de imunidade durante o inverno, especialmente no caso das crianças, deve-se apostar em adequar o padrão alimentar; prática de atividades físicas; aplicar vacina da gripe e manter a carteira vacinal atualizada; não ter medo do frio e ventilar a casa. “No caso específico dos alérgicos, deve-se ter também controle da doença em questão, com a orientação do especialista”, conclui Grumach. O uso de medicamento específico para estimular a imunidade infantil é outra medida importante. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes