No inverno não é apenas a temperatura que cai. A imunidade das pessoas também sofre queda durante esta estação do ano, muito em função do aumento de doenças respiratórias. Tendo em vista estes riscos comuns ao período, surge a necessidade de proteger o organismo para encarar os meses que seguem sem sustos.
Existem várias medidas que, se tomadas em conjunto durante o ano todo, não apenas no inverno, ajudam a manter a imunidade funcionando bem, apesar das mudanças externas do clima. Não se tratam de medidas de efeito imediato, mas sim de médio e longo prazo. Mesmo assim, são fundamentais para permitir que o corpo e o sistema imunológico fiquem saudáveis.
Dicas para evitar queda de imunidade no inverno
“Manter sempre uma alimentação balanceada e individualizada com variedades de legumes, verduras e frutas bem coloridas é essencial para a imunidade”, afirma a alergista Roberta Rodrigues. “Além disso, deve-se apostar em nutrientes e vitaminas como vitamina C (laranja e frutas cítricas), vitamina A (cenoura, abóbora), vitamina E (grãos, milho, canola), ômega 3 (peixes, azeitona, azeite), zinco (carnes vermelhas, grãos), cálcio (leite, vegetais de folhas escuras), ferro, manganês e selênio”, completa.
Além disso, a médica recomenda beber muita água, lubrificar sempre as mucosas das vias aéreas para impedir a entrada de vírus e bactérias, dormir bem e praticar exercícios físicos para evitar os hormônios do estresse, manter bons hábitos de higiene para evitar os germes, tomar vacina pra gripe preventivamente antes do inverno e evitar cigarro e álcool em excesso.
Entendendo a queda da imunidade no inverno
No inverno o ar fica muito frio e seco, favorecendo a multiplicação de microrganismos e o aumento do nível de poluentes. Nesta época, transpira-se menos, faz-se menos atividades físicas e ingere-se menos água (o que desidrata o muco das vias aéreas, facilitando a entrada de vírus e bactérias). “Além disso, a procura por ambientes fechados aumenta, geralmente com várias outras pessoas, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias pelo sistema respiratório. Por conta disso tudo é que a imunidade costuma cair no inverno”.
Foto: Pexels