search
    Título

    Por que é importante reforçar a imunidade das crianças no inverno?

    Uncategorized

    Por

    A queda da temperatura contribui para a disseminação de doenças respiratórias, que são as principais doenças que acometem as crianças no inverno (a maioria delas é viral e não necessita de tratamentos específicos). Por isso é importante reforçar a imunidade dos pequenos nas épocas mais frias do ano, o que pode ser feito com hábitos de vida saudáveis.
    A imunidade ainda hoje é objeto de estudo científico, com inúmeras descobertas recentes, mas muitas perguntas a responder. Exceto nos casos em que há doença do sistema imune, não existe nenhuma orientação específica para melhorar a imunidade. Contudo, algumas orientações gerais de certa forma influenciam positivamente as defesas do corpo.

    Hábitos saudáveis que ajudam a reforçar a imunidade


    “Bons hábitos alimentares, com alimentos frescos, frutas, verduras e legumes, prática de atividade física regular, e respeito aos períodos mínimos de descanso, são exemplos do que ajuda no reforço da imunidade”, comenta a pediatra Renata Coutinho. “Em resumo, o bem-estar bio-psico-social influencia diretamente na saúde física e na capacidade de combater as infecções nas crianças”, completa.

    O sistema imune pode sofrer influência do desequilíbrio de alguns hormônios, por exemplo, em caso de estresse. Logo, crianças que se alimentam mal e são sobrecarregadas de atividades, sem pausas para descanso físico e mental, seriam, em teoria, mais vulneráveis imunologicamente. “Por isso hábitos saudáveis, lazer e descanso são tão importantes”.

    Fatores que contribuem para a presença de doenças infecciosas no inverno


    A concentração de pessoas em ambientes fechados, com circulação de ar restrita, a umidade relativa do ar e as baixas temperaturas, atuam como fatores em conjunto que colaboram tanto para a disseminação de doenças infecciosas, quanto para desencadear crises alérgicas nas pessoas que já possuem alergia respiratória.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes