AchèAchè
    search
    Título

    Que dificuldades uma pessoa com síndrome de Turner pode enfrentar ao longo da vida?

    Uncategorized

    Por

    A síndrome de Turner é um distúrbio cromossômico raro que afeta pessoas do sexo feminino. Mais especificamente, a paciente nasce somente com um cromossomo X. Isso acarreta em diversos sintomas que podem repercutir por toda a vida da mulher, especialmente se ela não seguir desde cedo o tratamento adequado.  

    Sintomas da síndrome de Turner na vida adulta


    “Ao longo da vida,  as pacientes com síndrome de Turner podem
    apresentar alterações clínicas e comportamentais, tais como: problemas auditivos e cardíacos; baixa estatura; estrabismo; atraso puberal; alterações oftalmológicas e renais; obesidade; dislipidemia, doenças autoimunes, como doença celíaca e diabetes; atrasos de aprendizagem; e infertilidade”, informa a endocrinologista pediatra Maria Inês Lioi

    Segundo a especialista, é necessário que a paciente tenha à disposição uma  equipe multidisciplinar para acompanhamento desde o diagnóstico até a vida adulta. “É muito importante realizar esse acompanhamento com uma equipe multidisciplinar e realizar a transição para a fase adulta com bastante cuidado, pois só assim será possível seguir devidamente o tratamento da paciente nesta fase mais avançada da vida”, orienta a médica.

    Principais medidas de tratamento


    Vale destacar que o
    tratamento adequado engloba diversas medidas, não apenas o que já foi mencionado anteriormente. Além da equipe multidisciplinar, a paciente deve estar em dia, por exemplo, com consultas de rotina e triagens para  identificação de doenças autoimunes (hipotireoidismo, doença celíaca,diabetes, dislipidemia, obesidade, etc.). 

    “Também são importantes: consultas odontológica e oftalmológica; acompanhamento de atraso puberal; terapia de reposição hormonal, quando indicado; e acompanhamento psicológico, respeitando a necessidade de cada paciente e família”, indica a profissional. O tratamento pode ter ainda indicação de cirurgia para reparação de possíveis malformações.  

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes